Experiencias reflexivas de docentes en formación: Análisis DAFO de las Prácticas Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24310/rep.10.1.2025.20876

Palavras-chave:

Formação de professores, análise qualitativa, education, teaching experience, Aulas práticas

Resumo

As Práticas Escolares são um cenário de reflexão para os professores em formação. Possibilitar essa troca de impressões de forma dialógica contribui para a transformação educacional e para a melhoria da formação. O objetivo deste estudo é promover a reflexão dialógica de futuros professores a partir de suas experiências durante o estágio. Para o efeito, foi realizada uma investigação qualitativa de análise fenomenológica interpretativa, utilizando o grupo de discussão e a análise SWOT dos testemunhos de 32 alunos dos Estágios Escolares (I, II e III) da Universidade de Saragoça. Os resultados mostraram um discurso análogo em torno das categorias analisadas das fraquezas, ameaças, forças e oportunidades, destacando reflexões sobre relações, aprendizagens e emoções vividas. Em conclusão, a oportunidade de proporcionar ambientes de reflexão a partir das Práticas Escolares é uma ferramenta única de expressão, aprendizagem e crescimento profissional para os professores.

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Universidad de Málaga

Biografia do Autor

Eva María Jiménez Andújar, Universidad de Zaragoza

Doctora en Ciencias de la Educación, graduada en Maestra en Educación Infantil, con Máster de Investigación en Antropología Aplicada, todo ello por la Universidad de Castilla-La Mancha.  Actualmente es investigadora y profesora en el departamento de Ciencias de la Educación, en el área de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Zaragoza (España). Su docencia se vincula al Grado de Educación Primaria y Educación Infantil en todos sus niveles y sus líneas de investigación y publicaciones versan sobre la formación docente, emociones, género y coeducación y entorno rural. Sobre dichas temáticas ha participado como investigadora en varios proyectos y ha impartido más de una decena de ponencias y comunicaciones sobre sus temas de investigación.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Jiménez Andújar, E. M. (2025). Experiencias reflexivas de docentes en formación: Análisis DAFO de las Prácticas Escolares. Revista Prácticum, 10(1), 190–202. https://doi.org/10.24310/rep.10.1.2025.20876

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