Experiências e propostas para o practicum na educação social: um diálogo entre os seus agentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i2.15538

Palavras-chave:

Practicum, Educação social, Estágios externos, Competências, Formação

Resumo

O practicum, um processo fundamental nos estudos universitários, tenta trazer o estudantes mais próximos do futuro ambiente profissional. O objectivo deste artigo é colaborar na melhoria do trânsito através deste período prático em o grau de educação social, com algumas propostas que partem do diálogo entre os agentes que intervêm. A metodologia é baseada numa reflexão crítica sobre as suas próprias funções, com base numa revisão das contribuições teóricas e da investigação por diferentes autores. A participação de associações profissionais na foi incorporado o encontro entre as esferas académica e profissional. O resultado tem sido um compêndio de reflexões partilhadas sobre os obstáculos que aparecem nas práticas profissionais de educação social, bem como a identificação de elementos que podem ser incorporados no processo. A conclusão destaca
a possível melhoria da aprendizagem dos estudantes através do aperfeiçoamento do encontro entre teoria e prática e reflexão crítica durante o processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Amador Muñoz, L. V., Esteban Ibáñez, M., Cárdenas Rodríguez, M. R. y Terrón Caro, M. T. (2014). Ámbitos de profesionalización del educador/a social: perspectivas y complejidad. Revista de Humanidades, (21), 51-70. https://doi.org/10.5944/rdh.21.2014.13928

Anjum, S. (2020). Impact of internship programs on professional and personal development of business students: a cause study from Pakistan. Future Business Journal, (6). https://doi.org/10.1186/s43093-019-0007-3

ASEDES (2007). Documentos profesionalizadores. ASEDES. http://www.eduso.net/wp-content/uploads/2019/11/Documentos-profes-Sept-2007.pdf

Benítez Ramírez, M. C. (2013). El informe socioeducativo: instrumento de la Educación Social. RES Revista de Educación Social, (16), 1-17. https://www.eduso.net/res/pdf/16/info_res_%2016.pdf

Chicharro Lázaro, A. (2016). El Diálogo Socrático como parte de la formación práctica en los estudios de Derecho. Revista Jurídica de Investigación e Innovación Educativa (REJIE Nueva Época), (14), 41-59. https://doi.org/10.24310/REJIE.2016.v0i14.7670

Dirección General de Seguridad e Interior. (2013, 11 de enero). Resolución por la que se dispone la publicación en el Boletín Oficial de la Comunidad de Madrid de los Estatutos del Colegio Profesional de Educadoras y Educadores Sociales de la Comunidad de Madrid. Boletín Oficial de la Comunidad de Madrid 26. https://www.bocm.es/2013-01-31-26230120130002

Eslava Suanes, M. D., de León Huertas, C. y González López, I. (2020). La profesión de la educación social en España. Una mirada universitaria. Educació Social. Revista d’Intervenció Socioeducativa, (76), 109-128. https://raco.cat/index.php/EducacioSocial/article/view/372875/477665

Fernandes Procopio, L. y Sevilla Izquierdo, C. M. (2021). Estrategias de acompañamiento tutorial para el desarrollo de las emociones en el contexto de las prácticas de formación del profesorado. En C. Messina Albarenque y T. Benito Ambrona (coords), Materiales para la formación inicial desde el practicum (pp. 74-84). Asire Educación.

García Molina, J. y Sáez Carrera, J. (2011). Educación Social: ¿Qué formación para qué profesional? Revista de Educación Social, (13), 1-14. https://www.eduso.net/res/pdf/13/esforpro_res_13.pdf

García Vargas, S. M., González Fernández, R. y Martín-Cuadrado, A. M. (2016). Influencia de las prácticas en el desarrollo de la identidad profesional de los estudiantes de educación social. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, (28), 245-259. https://doi.org/10.7179/PSRI_2016.28.18

García Vargas, S. M. , Porta Antón, M. A. , Biurrun Moreno, A. C. y Oriol Hernández, S. (1 de junio de 2022). Los grupos de discusión a través de los foros virtuales como herramienta de reflexión compartida [Ponencia en Jornadas]. XII Jornadas de Investigación en Innovación Docente de la UNED, Madrid. https://qinnova.uned.es/archivos_publicos/qweb_paginas/1111120202/losgruposdediscusionatravesdelosforosvirtualescomoherramientadereflexi.pdf

García-Vargas, S. M. (2021). La identidad profesional de los estudiantes a través de la formación práctica en el grado de educación social [Tesis doctoral, Universidad Nacional de Educación a distancia (España)]. E-spacio UNED.

https://bit.ly/3kWNJNI

González Calvo, G., Barba J. J. y Rodríguez Navarro, H. (2015). La importancia del aprendizaje reflexivo en el Practicum de Magisterio: una revisión de la literatura. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 13(3), 147-170. https://doi.org/10.4995/redu.2015.5424

González Sanmamed, M. y Fuentes Abeledo, E. J. (2011). El Practicum en el aprendizaje de la profesión docente. Revista de Educación, (354), 47-70. https://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:ee24d5ef-9ce0-4634-85fb-cb764bffaf18/re35403-pdf.pdf

Haas Prieto, V. (2019, 1 de noviembre). Triada formativa, un ensamblaje perfecto de perspectivas y saberes que significan aprendizajes dentro del Prácticum. Prácticum y Prácticas Profesionales. https://gidpip.hypotheses.org/3395

Haas Prieto, V. (2022, 8 de enero). MODELO SIC: reflexión para la transformación. Prácticum y Prácticas Profesionales. https://gidpip.hypotheses.org/4533

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw-Hill. https://www.uca.ac.cr/wp-content/uploads/2017/10/Investigacion.pdf

Hirmas, C. y Cortés, I. (2015). Investigaciones sobre formación práctica en Chile: tensiones y desafíos. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. https://acortar.link/kEEfQh

Juanico Sabaté, J. y Ventura Lluch, D. (2017). El educador social en el servicio de salud mental. Educación Social. Revista d’Intervenció Socioeducativa, 66, 70-85. https://www.raco.cat/index.php/EducacioSocial/article/view/326343

Martín-Cuadrado, A. M., González-Fernández, R., Méndez Zaballos, L. y Malik Liévano, B. (2020). Competencias tutoriales de los/as responsables de prácticas profesionales en contextos de enseñanza a distancia. Prisma Social: revista de ciencias sociales, (28), 176-200. https://revistaprismasocial.es/article/view/3385

Moyano Mangas, S. (2010). La práctica educativa en educación social. En V. Nuñez (coord.), Encrucijadas de la educación social. Orientación, modelos y prácticas (pp. 171-222). Editorial UOC.

Novella Cámara, A. (2011). Practicum en re-construcción: Tejiendo colectivamente un modelo de prácticas desde la innovación. Revista de Docencia Universitaria, 9(3), 259-280. https://doi.org/10.4995/redu.2011.11231

Ochoa, S., Martínez, F., Ribas, M., García-Franco, M., López, E., Villellas, R., Arenas, O., Álvarez, I., Cunyat, C., Vilamala, S., Autonell, J., Lobo, E. y Haro, J. (2011). Estudio cualitativo sobre la autopercepción del estigma social en personas con esquizofrenia. Revista de la asociación española de neuropsiquiatría, 31(111), 477-489. https://dx.doi.org/10.4321/S0211-57352011000300006

Ordoñez Olmedo, E. y Tormo Barbero, C. (2017). La importancia de las prácticas en Educación. Social: un proyecto piloto desarrollado en la clase de cuarto curso del doble grado en Educación y Trabajo Social. RES, Revista de Educación Social, (24), 436-443. https://eduso.net/res/wp-content/uploads/documentos/970.pdf

Pablos Cerqueira, F. (2020, 7 de julio). Las prácticas de Educación Social desde una “Mirada Limpia”. Practicum y Prácticas Profesionales. https://gidpip.hypotheses.org/4261

Parcerisa Arán, A., Giné Freixes, N. y Forés Miravalles, A. (2010). La educación social: una mirada didáctica: relación, comunicación y secuencias educativas. Graó.

Prilop, C. N., Weber, K. E. y Kleinknecht, M. (2019). How digital reflection and feedback environments contribute to pre-service teachers’ beliefs during a teaching practicum. Studies in Educational Evaluation, 62, 158-170. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2019.06.005

Puig-Cruells, C. (2020). El rol docente del tutor y supervisor de prácticas en Trabajo Social: construcción de la reflexividad y el compromiso durante la formación a través de la supervisión. Prospectiva. Revista de Trabajo Social e intervención social, (29), 57-72. https://doi.org/10.25100/prts.v0i29.8084

Sáez Carreras, J. (2002). Hacia la Educación Intergeneracional. Concepto y posibilidades. En J. García Mínguez y M. Bedmar Moreno (coords.), Hacia la Educación Intergeneracional (pp. 25-36). Dykinson.

Saiz Linares, A. y Susinos Rada, T. (2018). El practicum o cómo aprender a través de la reflexión colaborativa. El caso del problema de Elena. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 22(1), 393-411.

https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/9934/8057

Silliman, B., Edwards, H. C. y Johnson, J. C. (2020). Long-term effects of youth work internship: The Project Youth Extension Service approach. Children and Youth Services Review, 119. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105436

Tovar-Moncada, M. C. y Crespo-Knopfler, S. (2015). Del aprendizaje vicario al aprendizaje reflexivo en la formación profesional de enfermería. Revista de Enfermería del Instituto Mexicano del Seguro Social, 23(2), 115-120. http://revistaenfermeria.imss.gob.mx/editorial/index.php/revista_enfermeria/article/view/51

Amador Muñoz, L. V., Esteban Ibáñez, M., Cárdenas Rodríguez, M. R. y Terrón Caro, M. T. (2014). Ámbitos de profesionalización del educador/a social: perspectivas y complejidad. Revista de Humanidades, (21), 51-70. https://doi.org/10.5944/rdh.21.2014.13928

Anjum, S. (2020). Impact of internship programs on professional and personal development of business students: a cause study from Pakistan. Future Business Journal, (6). https://doi.org/10.1186/s43093-019-0007-3

ASEDES (2007). Documentos profesionalizadores. ASEDES. http://www.eduso.net/wp-content/uploads/2019/11/Documentos-profes-Sept-2007.pdf

Benítez Ramírez, M. C. (2013). El informe socioeducativo: instrumento de la Educación Social. RES Revista de Educación Social, (16), 1-17. https://www.eduso.net/res/pdf/16/info_res_%2016.pdf

Chicharro Lázaro, A. (2016). El Diálogo Socrático como parte de la formación práctica en los estudios de Derecho. Revista Jurídica de Investigación e Innovación Educativa (REJIE Nueva Época), (14), 41-59. https://doi.org/10.24310/REJIE.2016.v0i14.7670

Dirección General de Seguridad e Interior. (2013, 11 de enero). Resolución por la que se dispone la publicación en el Boletín Oficial de la Comunidad de Madrid de los Estatutos del Colegio Profesional de Educadoras y Educadores Sociales de la Comunidad de Madrid. Boletín Oficial de la Comunidad de Madrid 26. https://www.bocm.es/2013-01-31-26230120130002

Eslava Suanes, M. D., de León Huertas, C. y González López, I. (2020). La profesión de la educación social en España. Una mirada universitaria. Educació Social. Revista d’Intervenció Socioeducativa, (76), 109-128. https://raco.cat/index.php/EducacioSocial/article/view/372875/477665

Fernandes Procopio, L. y Sevilla Izquierdo, C. M. (2021). Estrategias de acompañamiento tutorial para el desarrollo de las emociones en el contexto de las prácticas de formación del profesorado. En C. Messina Albarenque y T. Benito Ambrona (coords), Materiales para la formación inicial desde el practicum (pp. 74-84). Asire Educación.

García Molina, J. y Sáez Carrera, J. (2011). Educación Social: ¿Qué formación para qué profesional? Revista de Educación Social, (13), 1-14. https://www.eduso.net/res/pdf/13/esforpro_res_13.pdf

García Vargas, S. M., González Fernández, R. y Martín-Cuadrado, A. M. (2016). Influencia de las prácticas en el desarrollo de la identidad profesional de los estudiantes de educación social. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, (28), 245-259. https://doi.org/10.7179/PSRI_2016.28.18

García Vargas, S. M. , Porta Antón, M. A. , Biurrun Moreno, A. C. y Oriol Hernández, S. (1 de junio de 2022). Los grupos de discusión a través de los foros virtuales como herramienta de reflexión compartida [Ponencia en Jornadas]. XII Jornadas de Investigación en Innovación Docente de la UNED, Madrid. https://qinnova.uned.es/archivos_publicos/qweb_paginas/1111120202/losgruposdediscusionatravesdelosforosvirtualescomoherramientadereflexi.pdf

García-Vargas, S. M. (2021). La identidad profesional de los estudiantes a través de la formación práctica en el grado de educación social [Tesis doctoral, Universidad Nacional de Educación a distancia (España)]. E-spacio UNED.

https://bit.ly/3kWNJNI

González Calvo, G., Barba J. J. y Rodríguez Navarro, H. (2015). La importancia del aprendizaje reflexivo en el Practicum de Magisterio: una revisión de la literatura. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 13(3), 147-170. https://doi.org/10.4995/redu.2015.5424

González Sanmamed, M. y Fuentes Abeledo, E. J. (2011). El Practicum en el aprendizaje de la profesión docente. Revista de Educación, (354), 47-70. https://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:ee24d5ef-9ce0-4634-85fb-cb764bffaf18/re35403-pdf.pdf

Haas Prieto, V. (2019, 1 de noviembre). Triada formativa, un ensamblaje perfecto de perspectivas y saberes que significan aprendizajes dentro del Prácticum. Prácticum y Prácticas Profesionales. https://gidpip.hypotheses.org/3395

Haas Prieto, V. (2022, 8 de enero). MODELO SIC: reflexión para la transformación. Prácticum y Prácticas Profesionales. https://gidpip.hypotheses.org/4533

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw-Hill. https://www.uca.ac.cr/wp-content/uploads/2017/10/Investigacion.pdf

Hirmas, C. y Cortés, I. (2015). Investigaciones sobre formación práctica en Chile: tensiones y desafíos. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. https://acortar.link/kEEfQh

Juanico Sabaté, J. y Ventura Lluch, D. (2017). El educador social en el servicio de salud mental. Educación Social. Revista d’Intervenció Socioeducativa, 66, 70-85. https://www.raco.cat/index.php/EducacioSocial/article/view/326343

Martín-Cuadrado, A. M., González-Fernández, R., Méndez Zaballos, L. y Malik Liévano, B. (2020). Competencias tutoriales de los/as responsables de prácticas profesionales en contextos de enseñanza a distancia. Prisma Social: revista de ciencias sociales, (28), 176-200. https://revistaprismasocial.es/article/view/3385

Moyano Mangas, S. (2010). La práctica educativa en educación social. En V. Nuñez (coord.), Encrucijadas de la educación social. Orientación, modelos y prácticas (pp. 171-222). Editorial UOC.

Novella Cámara, A. (2011). Practicum en re-construcción: Tejiendo colectivamente un modelo de prácticas desde la innovación. Revista de Docencia Universitaria, 9(3), 259-280. https://doi.org/10.4995/redu.2011.11231

Ochoa, S., Martínez, F., Ribas, M., García-Franco, M., López, E., Villellas, R., Arenas, O., Álvarez, I., Cunyat, C., Vilamala, S., Autonell, J., Lobo, E. y Haro, J. (2011). Estudio cualitativo sobre la autopercepción del estigma social en personas con esquizofrenia. Revista de la asociación española de neuropsiquiatría, 31(111), 477-489. https://dx.doi.org/10.4321/S0211-57352011000300006

Ordoñez Olmedo, E. y Tormo Barbero, C. (2017). La importancia de las prácticas en Educación. Social: un proyecto piloto desarrollado en la clase de cuarto curso del doble grado en Educación y Trabajo Social. RES, Revista de Educación Social, (24), 436-443. https://eduso.net/res/wp-content/uploads/documentos/970.pdf

Pablos Cerqueira, F. (2020, 7 de julio). Las prácticas de Educación Social desde una “Mirada Limpia”. Practicum y Prácticas Profesionales. https://gidpip.hypotheses.org/4261

Parcerisa Arán, A., Giné Freixes, N. y Forés Miravalles, A. (2010). La educación social: una mirada didáctica: relación, comunicación y secuencias educativas. Graó.

Prilop, C. N., Weber, K. E. y Kleinknecht, M. (2019). How digital reflection and feedback environments contribute to pre-service teachers’ beliefs during a teaching practicum. Studies in Educational Evaluation, 62, 158-170. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2019.06.005

Puig-Cruells, C. (2020). El rol docente del tutor y supervisor de prácticas en Trabajo Social: construcción de la reflexividad y el compromiso durante la formación a través de la supervisión. Prospectiva. Revista de Trabajo Social e intervención social, (29), 57-72. https://doi.org/10.25100/prts.v0i29.8084

Sáez Carreras, J. (2002). Hacia la Educación Intergeneracional. Concepto y posibilidades. En J. García Mínguez y M. Bedmar Moreno (coords.), Hacia la Educación Intergeneracional (pp. 25-36). Dykinson.

Saiz Linares, A. y Susinos Rada, T. (2018). El practicum o cómo aprender a través de la reflexión colaborativa. El caso del problema de Elena. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 22(1), 393-411.

https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/9934/8057

Silliman, B., Edwards, H. C. y Johnson, J. C. (2020). Long-term effects of youth work internship: The Project Youth Extension Service approach. Children and Youth Services Review, 119. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105436

Tovar-Moncada, M. C. y Crespo-Knopfler, S. (2015). Del aprendizaje vicario al aprendizaje reflexivo en la formación profesional de enfermería. Revista de Enfermería del Instituto Mexicano del Seguro Social, 23(2), 115-120. http://revistaenfermeria.imss.gob.mx/editorial/index.php/revista_enfermeria/article/view/51

Zabalza Beraza, M. A. (2016). El Prácticum y las prácticas externas en la formación universitaria. Revista Practicum, 1(1), 1-23. https://revistas.uma.es/index.php/iop/article/view/8254

Zeichner, K. M. (1983). Alternative paradigms of teacher education. Journal of Teacher Education, 34(3), 3-9. https://doi.org/10.1177/002248718303400302

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-03

Como Citar

Fernández-Ortega, S.-J., Rodríguez-Sanz, L.-A., Porta-Antón, M.- Ángeles, & Rodríguez-Blanco, G.-M. (2022). Experiências e propostas para o practicum na educação social: um diálogo entre os seus agentes. Revista Prácticum, 7(2), 127–147. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i2.15538

Edição

Seção

Monográfico

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.