Estágio, competências de ensino e educação de qualidade: perceção dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24310/rep.8.2.2023.17713

Palavras-chave:

estágio, habilidades de ensino, desenvolvimento sustentável, educação de qualidade, formação inicial de professores

Resumo

Os ODS são metas globais estabelecidas pela ONU para alcançar um futuro sustentável, isso implica uma certa abordagem educacional e os professores como elemento central desta inovação, que coloca o foco na sua formação. O estudo exploratório apresentado tem como objetivo descrever a perceção dos alunos do Mestrado em Docência do Ensino Secundário da USC (ano letivo 2022-23) sobre o desenvolvimento de competências profissionais de ensino relacionadas com os ODS durante o seu período de estágio. Quantitativamente e tendo o questionário como instrumento de coleta de informações, os resultados obtidos mostram que os participantes consideram o estágio como um cenário para o desenvolvimento de competências profissionais de ensino relacionadas aos ODS e identificaram áreas de melhoria, como a necessidade de desenvolver suas habilidades para planejar e projetar atividades de aprendizagem sobre os ODS e trabalhar em colaboração com outros profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

María del Mar Sanjuán Roca, Universidad de Santiago de Compostela

Profesora Contratada Doctora del Área de Didáctica y Organización Escolar en la Universidad de Santiago de Compostela. Miembro del grupo de investigación GEFIL desde el 2006 y de la red RIES (http://redries.usc.es/) desde 2012. Líneas de investigación: Formación Profesional, Formación-empleo, Didáctica, Formación del Profesorado.

Carmen Sarceda Gorgoso, Universidad de Santiago de Compostela

Profesora Contratada Doctora del Departamento de Pedagogía y Didáctica en la Facultad de Formación del Profesorado de la Universidad de Santiago de Compostela. Coordinadora del grupo de investigación GEFIL y miembro de la Red de excelencia RIES, sus líneas de investigación se centran en la Formación Profesional, Tecnología educativa y Prácticum.

Referências

Arroyo Salgueira, S., Iglesias Martínez, M.J., y Lozano Cabezas, I. (2022). The initial secondary school teacher education: perceptions of students in practices. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanidades, 12(2), 1–10. https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.3926

Castro-Zubizarreta, A., Calvo, A. y Rodríguez Hoyos, C. (2022). La educación para la ciudadanía global a través de los objetivos de desarrollo sostenible. Un proyecto de innovación en la formación inicial del profesorado. EDETANIA, 62, 157-175. https://doi.org10.46583/edetania_2022.62.1093

Eurostat (2023). Sustainable development in the European Union Monitoring report on progress towards the SDGs in anEU context 2023 edition. Luxembourg: Publications Office of the European Union. https://ec.europa.eu/eurostat/en/web/products-flagship-publications/w/ks-04-23-184

Guardeño Juan, M., Calatayud Requena, L., García-Tort, E., y García-Rubio, J. (2022). Prior knowledge about Susteinable Development Goals of future teachers. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanidades, 14(2), 1–11. https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.4103

Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación. Boletín Oficial del Estado, 340, de 30 de diciembre de 2020. https://www.boe.es/eli/es/lo/2020/12/29/3

López Esteban, C. (ed.) (2022). Los ODS. Avanzando hacia una educación sostenible. Modelos y experiencias en el Máster de Educación Secundaria Obligatoria, Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanzas de Idiomas. Ediciones Universidad de Salamanca.

Lueg, C. F., y Díaz, O. T. (2022). Perspectives of teachers at the school on their contribution to teacher training from the practicum. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4614

Martín-Romera, A., Martínez-Valdivia, E. e Higueras-Rodríguez, L. (2022). The Practicum in Teacher Training: Conditions for Integral Training. European Journal of Educational Research, 11(4), 2115-2126.

Naciones Unidas (2015). Resolución aprobada por la Asamblea General el 25 de septiembre de 2015. Transformar nuestro mundo: la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. A/RES/70/1. https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N15/291/93/PDF/N1529193.pdf?OpenElement

Sáenz-Rico de Santiago, B., Mendoza Carretero, M.D.R., García Medina, R., y Sánchez Sáinz, M. (2023). Retos en las prácticas docentes para la incorporación del enfoque del desarrollo sostenible en la Educación Secundaria Obligatoria. Revista de Educación, 401, 55-80. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2023-401-583

UNESCO (2016). Educación 2030: Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4: Garantizar una educación inclusiva y equitativa de calidad y promover oportunidades de aprendizaje permanente para todos. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_spa

UNESCO (2017). Educación para los Objetivos de Desarrollo Sostenible: objetivos de aprendizaje. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252423

UNESCO (2019). Enseñando y aprendiendo para promover una participación transformadora. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368961_spa

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Sanjuán Roca, M. del M., & Sarceda Gorgoso, C. (2023). Estágio, competências de ensino e educação de qualidade: perceção dos alunos. Revista Prácticum, 8(2), 17–31. https://doi.org/10.24310/rep.8.2.2023.17713

Edição

Seção

Mycelanea

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.