Estágio de Psicologia durante a Covid-19: satisfação e novas propostas
DOI:
https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v6i1.11206Palavras-chave:
Estágio; Psicologia; Educação superior; Doença COVID-19; Educação virtual.Resumo
No espaço universitário, as medidas de saúde associadas ao COVID-19 têm tido implicações importantes na forma de organização da formação dos alunos. Nesta pesquisa é feita uma análise do desenvolvimento do Prático de Psicologia durante o ano letivo 2019-20, mostrando a satisfação percebida pelos alunos e comparando-a com os dados do ano anterior. Participaram 123 alunos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Psicologia. Os instrumentos utilizados foram a análise de documentação e levantamentos de avaliação. O tratamento dos dados foi realizado de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que a satisfação geral dos alunos foi menor no ano letivo de 2019-20, mas as sessões ministradas no centro universitário ou a possibilidade de aprendizagem de outras áreas profissionais obtiveram pontuação superior. A oferta de uma alternativa virtual que permitisse aos alunos concluir o curso e adquirir competências relacionadas com o curso foi avaliada positivamente.
Downloads
Métricas
Referências
Blanco, A. (1998). Requisitos y necesidades de formación para la psicología del siglo XXI. Revista de Psicología General y Aplicada, 51, 149-172. https://bit.ly/37Zg5jO
Blanco, F. J. y Latorre, M. J. (2008). La apuesta por la excelencia en la formación práctica universitaria de futuros profesores. Estudios sobre Educación, 15, 7-29.
Cebrián Robles, D., Pérez Galán, R. y Cebrián de la Serna, M. (2017). Estudio de la comunicación en la evaluación de los diarios de prácticas que favorecen la argumentación. Revista Prácticum, 2(1), 1-21. https://bit.ly/2LbkYwZ
Cid, A., Pérez Abellás, A. y Sarmiento, J.A. (2016). Evaluación del programa del Practicum del grado de maestro de la Universidad de Vigo: su reconstrucción. Revista de docencia universitaria, 14(1), 285-320. https://doi.org/10.4995/redu.2016.5796
Flick, U. (2004). Introducción a la Investigación Cualitativa. Morata.
Gairín-Sallán, J., Díaz-Vicario, A., Del Arco, I. y Flores, O. (2019). Efecto e impacto de las prácticas curriculares de los grados de educación infantil y primaria: la perspectiva de estudiantes, tutores y coordinadores. Educación XXI, 22(2), 17-43. https://doi.org/10.5944/educxx1.21311
González-Garzón, M. L. y Laorden, C. (2012). El Practicum en la formación inicial de los maestros en las nuevas titulaciones de Educación Infantil y Primaria. El punto de vista de estudiantes y profesores. Pulso, 35, 131-154. https://bit.ly/3aVkDti
Khanam, A. (2015). A practicum solution through reflection: an iterative approach. Reflective Practice, 16(5), 688-699. https://doi.org/10.1080/14623943.2015.1071248
Kolb, D. (1984). Experiential Learning. Prentice Hall Inc.
la Velle, L., Newman, S., Montgomery, C. y Hyatt, D. (2020). Initial teacher education in England and the Covid-19 pandemic: challenges and opportunities, Journal of Education for Teaching, 46 (4), 596-608. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1803051
Mayorga, M., Sepúlveda, P., Madrid, D. y Gallardo, M. (2017). Grado de satisfacción y utilidad profesional de las prácticas externas del alumnado de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Málaga (España). Perfiles Educativos. 39 (157), 140 – 159. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2017.157.58446
Melgarejo, J. J., Pantoja, A. y Latorre, P. (2014). Análisis de la calidad del Practicum en los estudios de Magisterio desde la perspectiva del alumnado. Aula de encuentro, 16 (1), 53-70. https://bit.ly/3n35uIW
Mena Manrique, A. M. y Méndez Pineda, J. M. (2009). La técnica de grupo de discusión en la investigación cualitativa. Aportaciones para el análisis de los procesos de interacción. Revista Iberoamericana De Educación, 49(3), 1-7. https://doi.org/10.35362/rie4932094
Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Real Decreto 592/2014, de 11 Julio, por el que se regulan las prácticas académicas externas de los estudiantes universitarios. Boletín Oficial del Estado, 30 de Julio de 2014, 184, 60502-60511.
Moody, J. (2009). Key elements in a positive prácticum: Insights from Australian Post-Primary Pre-service teacher. Irish Educational Studies, 28(2),155. https://doi.org/10.1080/03323310902884219
Mutton, T. (2020). Teacher education and Covid-19: responses and opportunities for new pedagogical initiatives, Journal of Education for Teaching, 46 (4), 439-441. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1805189
Olmedo, E. O., Gómez, G. C. y López, E. (2016). Design an Action Plan to Structure a Competency-Based Curriculum: a Study in Spanish University System. Journal of Educational Excellence, 3(2), 14-34. https://doi.org/10.18562/IJEE.026
Osess, S., Sánchez, I. e Ibáñez, F. (2006). Investigación cualitativa en educación. Hacia la generación de teoría a través del proceso analítico. Estudios Pedagógicos, 32 (1), 119-133. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052006000100007
Pascual-Arias, C. y Molina, M. (2020). Evaluar para aprender en el Prácticum: una propuesta de Evaluación Formativa y Compartida durante la Formación Inicial del Profesorado. Publicaciones, 50(1), 183–206. https://doi.org/10.30827/publicaciones.v50i1.15959
Raposo, M. y Zabalza, M. A. (2011). La formación práctica de estudiantes universitarios: repensando el Practicum. Revista de Educación, 354, 17- 20. https://bit.ly/3b3Zaye
Selva, C., Vall-llovera, M. y Méndez, M. (2020). Subjetividades emergentes del proceso de auto-aprendizaje en el Practicum de Psicología. Revista Practicum, 5 (1), 5-21. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9804
Tejada Fernández, J. y Ruiz Bueno, C. (2013). Significación del prácticum en la adquisición de competencias profesionales que permiten la transferencia de conocimiento a ámbitos propios de la acción docente. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 17(3),91-110. https://bit.ly/3rI6E04
Valle, J. M. y Manso, J. (2018). El Prácticum en la formación inicial: aportaciones del modelo 9:20 de competencias docentes. Cuadernos de Pedagogía, 489, 1-5. https://bit.ly/3mXPd7T
Zabalza, M. (2007). Buenas prácticas en el Practicum: bases para su identificación y análisis. En A. Cid, M. Muradás, M.A. Zabalza, M. Sanmamed, M. Raposo y M.L. Iglesias (Coords.) Actas del IX Symposium Internacional sobre Practicum: Buenas prácticas en el Practicum (pp. 35- 48). Imprenta Universidad de Santiago de Compostela
Zabalza, M.A. (2011). El Practicum en la formación universitaria: estado de la cuestión. Revista de Educación, 354, 21- 46. https://bit.ly/3807qgN
Zabalza, M. A. (2016). El Prácticum y las prácticas externas en la formación universitaria. Revista Practicum, 1(1), 1-23. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v1i1.8254
Zeichner, K., & Wray, S. (2001). The teaching portfolio in US teacher education programs: what we know and what we need to know. Teaching and Teacher Education, 17(5), 613–621. http://dx.doi.org/10.1016/S0742-051X(01)00017-8
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação da obra implica a cedência do autor à Revista Prácticum, em exclusividade, dos direitos de reprodução, distribuição e venda da sua obra em todo o mundo, tanto em formato digital como em papel, CD- ROM, entre outros.
Os autores cederão igualmente à Revista Prácticum os direitos de difusão e comunicação pública na internet e nas redes informáticas, bases de dados, e qualquer outro portal ou dispositivo eletrónico para consultas online dos seus conteúdos e extratos, de acordo com as condições do portal, dos repositórios ou das bases de dados em que se encontre a obra.
A Revista Prácticum concede aos autores a publicação e difusão dos seus artigos e obras nas suas páginas pessoais na internet, equipas de investigação, repositórios institucionais e bases de dados científicas, sempre de acordo com o estipulado na Licença Creative commons 3.0