O Prácticum na escola rural: Uma experiência formativa no marco do programa “Geração de Professores”
DOI:
https://doi.org/10.24310/rep.9.1.2024.17848Palavras-chave:
Practicum, Educação Básica, Escola rural, Interculturalidade, Música tradicionalResumo
Este artigo descreve a experiência das práticas curriculares da Licenciatura em Educação Básica desenvolvida no âmbito do Programa "Geração de Professores" da Fundação Princesa de Girona. O objetivo é promover o conhecimento da música tradicional das diferentes culturas presentes na escola rural e fomentar o diálogo intercultural para favorecer a coesão da comunidade educativa. A metodologia utilizada é a investigação-ação participativa para refletir, investigar e melhorar a prática dos professores estagiários e dos alunos participantes. Entre os principais resultados, destaca-se o facto de a melhoria do conhecimento do folclore contribuir para uma melhor compreensão da própria identidade e para fomentar o respeito pelos outros, a aquisição de conhecimentos significativos e a colaboração com os outros.
Downloads
Métricas
Referências
Abós, P. (2015). El Modelo de Escuela Rural ¿Es un Modelo Transferible a Otro Tipo de Escuela? Educação & Realidade, 40 (3), 667-684. https://www.redalyc.org/pdf/3172/317239877003.pdf
Álvarez-Álvarez, C., & Vejo-Sainz, R. (2017). ¿Cómo se sitúan las escuelas españolas del medio rural ante la innovación? Un estudio exploratorio mediante entrevistas. Aula Abierta, 45 (1), 25-32. https://doi.org/10.17811/rifie.45.1.2017.25-32
Aróstegui, J. L. & Ibarretxe, G. (2016). Intercultural education and music teacher education: Cosmopolitan learning through popular music. In P. Burnard, E. Mackinlay & K. Powell (eds.). The Routledge International Handbook of Intercultural Arts Research (70-80). Routledge.
Boix, R. (2011). ¿Qué queda de la escuela rural? Algunas reflexiones sobre la realidad pedagógica del aula multigrado. Profesorado, 15 (2), 13-23.
Boix, R. (2014a). La escuela rural en la dimensión territorial. Innovación educativa, 24, 89-97. https://revistas.usc.gal/index.php/ie/article/view/1959/2265
Boix, R. (2014b). La enseñanza en las aulas multigrado: Una aproximación a las actividades escolares y los recursos didácticos desde la perspectiva del profesorado. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 7 (3), 29-43.
Botella, A.; Fernández, R.; Mínguez, X.; Angulo, A. & Martínez, S. (2013). Una experiencia musical en el aula de primaria a través de la interculturalidad. Quaderns Digitals, 75, 1-12. https://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/164886
Bustos, A. (2011). Investigación y escuela rural: ¿Irreconciliables? Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 15 (2). https://www.redalyc.org/pdf/567/56719129011.pdf
Carr, W. & Kemmis, S. (1986). Becoming critical. Falmer Press.
Cornejo, M. J. & Gómez-Jarabo, I. (2018). Desarrollo de la competencia global en la formación del maestro. El caso de la asignatura Prácticum. Innovación educativa, 28, 233-248. https://doi.org/10.15304/ie.28.5361
Elliott, J. (1990). La investigación-acción en educación. Morata.
Fernández Menor, I. (2020). La perspectiva de los tutores académicos de Prácticum en Educación Primaria. Revista Prácticum, 5 (1), 54-67. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9830
Gairín-Sallán, J.; Díaz-Vicario, A.; del Arco Bravo, I. & Flores Alarcia, Ó. (2019). Efecto e impacto de las prácticas curriculares de los grados de educación infantil y primaria: la perspectiva de estudiantes, tutores y coordinadores. Educación XX1, 22 (2), 17-43. https://doi.org/10.5944/educxx1.21311
Gobierno de Aragón (2022). Población extranjera. Atlas de Aragón. https://idearagon.aragon.es/atlas/Aragon/info/poblacion/poblacion-extranjera/poblacion-extranjera
Green, L. (2003). La música en la sociedad y en la educación. Cooperación educativa, 71-72, 5-12.
Lüdke, M. (2009). Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa: Formação Docente, 1 (1), 95-108. https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/7
Madueño, M. L. & Márquez, L. (2020). Formación de la identidad docente de estudiantes de la carrera de Educación Primaria desde la experiencia de la práctica profesional. Formación Universitaria, 13 (5), 57-68. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062020000500057
Martínez, E. & Raposo, M. (2011). Funciones generales de la tutoría en el prácticum: Entre la realidad y el deseo en el desempeño de la acción tutorial. Revista de Educación, 354, 155-181.
Martínez-Izaguirre, M., Barrenetxea, L. & Díaz-Iso, A. (2019). Aprendizaje entre iguales y desarrollo profesional de los estudiantes en prácticas del Grado de Educación Primaria a través de los foros online. Aloma. Revista de Psicologia, Ciències de l’Educació i de l’Esport, 37 (1), 45-53. https://doi.org/10.51698/aloma.2019.37.1.45-53
Martín-Solbes, V. M. & Ruiz-Galacho, S. (2018). La educación intercultural para una sociedad diversa. Miradas desde la Educación Social y la reflexión ética. RES, Revista de Educación Social, 27, 36-47. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6669618
Massot, I., Dorio, I. & Sabariego, M. (2009). Estrategias de recogida y análisis de la información. En R. Bisquerra (ed.). Metodología de la investigación educativa (329-365). La Muralla.
McNiff, J. (2013). Action research. Principles and practices. Routledge.
Morales, N. (2017). Las TICs y los escolares del medio rural: entre la brecha digital y la educación inclusiva. Bordón, 69 (3), 41-56. http://orcid.org/0000-0002-0048-2607
Olcina-Sempere, G., Reis-Jorge, J. & Ferreira, M. (2020). La Educación Intercultural: La música como instrumento de cohesión social. Revista de Educación Inclusiva, 13 (1), 288-311. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/392
Ortega, M. A. & Cárcamo, H. (2018). Relación familia-escuela en el contexto rural. Miradas desde las familias. Educación, 52, 98-118. https://doi.org/10.18800/educacion.201801.006
Rodríguez, H. M.; Yarza, V. A. & Echeverri, J. A. (2016). Formación de maestros y maestras para y desde la diversidad cultural. Pedagogía y Saberes, 45, 23-30. https://doi.org/10.17227/01212494.45pys23.30
Rodríguez, J.; Marín, D.; López, S. & Castro, M. M. (2023). Tecnología y escuela rural: Avances y brechas. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 21 (3), 139-157. https://doi.org/10.15366/reice2023.21.3.008
Romeo, R. R., Leonard, J. A., Robinson, S. T., West, M. R., Mackey, A. P., Rowe, M. L. e Gabrieli, J. D. E. (2018). Beyond the 30-Million-Word Gap: children’s conversational exposure is associated with language-related brain function. Psychological Science, 29, 700-710. doi:10.1177/0956797617742725
Rowe, M. (2017). Understanding socioeconomic differences in parents’ speech to children. Child Development Perspectives, 12, 122-127. https://doi.org/10.1111/cdep.12271
Ruiz-Bernardo, P., Sánchez-Tarazaga, L. & Mateu-Pérez, R. (2018). La innovación pedagógica de la mano de la investigación-acción para mejorar la calidad de las prácticas externas de los Grados en Educación Primaria y
Educación Infantil. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 21 (1), 33-49. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.21.1.277681
Santamaría, R. (2018). La Inspección ante la brecha educativa rural-urbano en España. Avances en Supervisión Educativa, 30, 1-33. https://doi.org/10.23824/ase.v0i30.634
Santamaría, R. (2020a). La escuela rural. En A. Blanco, A. Chueca, J.A. López-Ruiz & S. Mora (coord.). Informe España 2020. Universidad Pontificia Comillas.
Santamaría, R. (2020b). La escuela rural y las evaluaciones externas en España. PISA como ejemplo. Temps d'Educació, 59, 57-90.
Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Paidós.
Soriano, E.; Sleeter, C.; Casanova, M. A.; Zapata, R. M. & Cabarello, V. (2018). The Value of Education and Health for a Global, Transcultural World. https://www.europeanproceedings.com/files/data/volume/volume_contents_673_85.pdf
Tejada-Fernández, J. (2013). Profesionalización docente en la universidad: implicaciones desde la formación. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 10 (1), 170-184. https://rusc.uoc.edu/rusc/ca/index.php/rusc/article/view/v10n1-tejada.html
Tejada-Fernández, J.; Carvalho-Dias, M. L. & Ruiz-Bueno, C. (2017). El prácticum en la formación de maestros: Percepciones de los protagonistas. Revista Internacional de Investigación en Educación, 9 (19), 91-114. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m9-19.pfmp
Velecela-Espinoza, M. A. (2020). La Educación Musical en la formación integral de los niños. Revista de Investigación y Pedagogía de Arte, 7. https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/revpos/article/view/3018
Verger-Gelabert, S.; Riera-Negre, L.; Rosselló-Ramón, M. R. & Mut-Amengual, B. (2023). Análisis del Prácticum de Educación Infantil y Primaria en las universidades españolas. Aula Abierta, 52 (1), 81-90. https://doi.org/10.17811/rifie.52.1.2023.81-90
Wenger, É. (2002). Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidad. Paidós.
Zabalza, M. Á. (2013). El Prácticum como contexto de aprendizajes. En Muñoz-Carril, P.C., Raposo-Rivas, M., González-Sanmamed, M., Martínez-Figueira, M.E., Zabalza-Cerdeiriña, M.A. y Pérez-Abellás, A., (Coord.), (2013). Un prácticum para la formación integral de los estudiantes. XII Symposium Internacional sobre el Prácticum y las Prácticas Externas. Monasterio de Poio, (Pontevedra). España. https://acortar.link/MG8MrL
Zabalza, M. Á. (2011). El Prácticum en la formación universitaria: estado de la cuestión. Revista de Educación, 354, 21-43. https://acortar.link/lQYy39
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alba Álvarez Rodríguez, Isabel Mociño González (Autor/a)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A aceitação da obra implica a cedência do autor à Revista Prácticum, em exclusividade, dos direitos de reprodução, distribuição e venda da sua obra em todo o mundo, tanto em formato digital como em papel, CD- ROM, entre outros.
Os autores cederão igualmente à Revista Prácticum os direitos de difusão e comunicação pública na internet e nas redes informáticas, bases de dados, e qualquer outro portal ou dispositivo eletrónico para consultas online dos seus conteúdos e extratos, de acordo com as condições do portal, dos repositórios ou das bases de dados em que se encontre a obra.
A Revista Prácticum concede aos autores a publicação e difusão dos seus artigos e obras nas suas páginas pessoais na internet, equipas de investigação, repositórios institucionais e bases de dados científicas, sempre de acordo com o estipulado na Licença Creative commons 3.0