Abordagem formativa das práticas de Educação Social a partir da perspectiva da reflexão
DOI:
https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i2.15506Palavras-chave:
Iniciação profissional, educação social, organização socioeducativa, prácticas, contextoResumo
Este artigo levanta a ligação entre o currículo académico e os estágios externos através de duas questões fundamentais para a formação futura dos estudantes da Licenciatura em Educação Social na Universidade de Huelva. Por um lado, descreve o processo de preparação dos estudantes em termos de competências pessoais e profissionais através da disciplina de Direcção e Gestão de Organizações Sócio-educativas, antes da conclusão da disciplina de Estágio, localizada no último semestre do programa de estudos. E, por outro lado, a análise dos lugares oferecidos para estágios durante os últimos três anos académicos, com o objectivo de observar se a universidade oferece posições que permitam o correcto desenvolvimento destes profissionais. Ao mesmo tempo, iremos reflectir sobre o envolvimento das instituições sócio-educativas na formação dos estudantes de educação social.
Downloads
Métricas
Referências
Álvarez Fernández, A. (2017). El desempeño profesional del educador y la educadora social: funciones, competencias y creencias de autoeficacia [Tesis doctoral]. Universidad Autónoma de Madrid. https://n9.cl/da25i
ANECA (2015). Libro blanco. Título de grado en pedagogía y educación social. Volumen 1. Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación https://n9.cl/xsygr
ASEDES (2007). Código deontológico del educador y la educadora social. Barcelona: Asociación Estatal de Educación Social. Consejo General de Colegios de Educadoras y Educadores Sociales. https://n9.cl/5xngd
Equipo Decanal de la Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte. Un poco de historia. Universidad de Huelva https://n9.cl/mvn92
Eslava Suanes, M.D. (2018). El perfil competencial del educador o educadora social en el punto de mira: ¿Qué formación para qué profesional?. En A. F. Chica Pérez y J. Mérida García (ed.) Creando redes doctorales. Vol. VI: “La generación del conocimiento”. UCO Press (pp. 409-412) https://n9.cl/lfp2m
Eslava Suanes, M.D., González López, I. y León-Huertas, C. (2018). La identidad profesional del educador social a través de su perfil competencia. EKS, 19 (1) 53-76 https://n9.cl/v73lx
Eslava Suanes, M.D. (2019). Diseño del perfil competencial de la profesión de la educación social. [Tesis Doctoral] Universidad de Córdoba https://n9.cl/3yurbb
Esposito, M. y González-Monteagudo, J. (2016). Después de Bolonia, ¿hay alternativas? Las propuestas de Ivan Illich sobre el aprendizaje. En M.B. Alfageme-González, M.J. Rodríguez Entrena y A. Torres Soto (Eds.), Gobernanza, balance del proceso de Bolonia, condiciones laborales y profesionalidad docente en Educación Superior. Servicio de Publicaciones. Universidad de Murcia. (pp. 93-97) https://n9.cl/i8w9k
Gambino, A. y Pungitore, J. L. (2020). El concepto de organización: revisitando la obra de algunos autores clásicos. Técnica Administrativa, 19 (3) https://n9.cl/3v4r9
García Vargas, S. M., Martín-Cuadrado, A. M., Medina Rivilla, A., González Fernández, R., Leví Orta, G. y Holgueras González, A.I. (2015). La identidad profesional del educador social y la formación práctica. En M. Raposo-Rivas, P.C: Muñoz Carril, M.E. Martínez Figueira y A. Pérez-Abellán (Coords.), Documentar y evaluar la experiencia de los estudiantes en las prácticas. POIO 2015. (pp. 1009-1023)
García Vargas, S. M., González Fernández, R. y Martín-Cuadrado, A. M. (2016). Influencia de las prácticas en el desarrollo de la identidad profesional de los estudiantes de educación social. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 28, 245-259 https://n9.cl/rg5y3
Gómez Sánchez, T. F. y Rumbo Arcas, M. B. (2018). Qué piensan los actores sociales sobre las competencias: el Grado de Educación Social. Revista Complutense de Educación, 29(3), 35-52. https://n9.cl/czaod
López Jiménez, P., Navarro-Segura, L. y Torras Genís, I. (2017). Las escenas temidas de los estudiantes y el desarrollo de competencias para afrontar situaciones profesionales en educación social. Revista de Educación Social, 24, 845-856. https://n9.cl/h4k9x
Martínez Marín, J. M., Luengo González, R. F. y Cubo Delgado, S. (2018). Evaluación por parte de los docentes de las competencias transversales del Grado de Educación Social. Educació Social. Revist d’Intervenció Socioeducativa, 70, 132-151 https://n9.cl/4uesi
Mora-Jaureguialde, B., Pujalte Pérez. L.V. y Márquez Carrasco, M.D. (2022). La tutoría profesional en contextos educativos a distancia. En Ana María Martín-Cuadrado, Laura Ménez-Zaballos y Raúl González-Fernández (Coords.), El prácticum en contextos de enseñanza no presenciales. Investigación desde la práctica. Narcea (71-90)
Moral, A. M. (2014). La investigación en Educación Social. Una propuesta orientada a la formación de estudiantes universitarios. EDETANIA, 45, 189-200. https://n9.cl/1risd
Morales Calvo, S., Aguilera García, J.L. y Lírio Castro, J. (2016). Referentes, fundamentos y oportunidades en la formación inicial de los educadores sociales. Propuestas para el Grado de Educación Social. En A. Mateos Jiménez y A. Manzanares Moya (coord.), Mejores maestros, mejores educadores: innovación y propuestas en educación. Aljibe. (pp.365-392).
Pallisera, M., Fullana, J., Planas, A. y del Valle, A. (2010). La adaptación al Espacio Europeo de Educación Superior en España. Los cambios/retos que implica la enseñanza basada en competencias y orientaciones para responder a ellos. Revista Iberoamericana de Educación, 52(4), 1-12. https://n9.cl/fyqv4z
Pascual Barrio, B., Ballester Brage, Ll., Amer Fernández, J., Gomila Grau, M. A., Pozo Gordaliza R. y Vives Barceló, M. (2017). Educación social, ética profesional y formación universitaria. Educació Social. Revist d’Intervenció Socioeducativa, 67, 103-119 https://n9.cl/ke182
Pérez, G. (2010). Pedagogía Social – Educación Social. Construcción científica e intervención práctica. Narcea.
Resolución de 27 de junio de 2002, de la Universidad de Huelva, por la que se hace público el plan de estudios de Diplomado en Educación Social, a impartir en la Facultad de Ciencias de la Educación. (BOE número 205, del 27 de agosto de 2002) https://n9.cl/8erad
Resolución de 3 de marzo de 2011, de la Universidad de Huelva, por la que se publica el plan de estudios de Graduado en Educación Social. (BOE número 136, del 8 de junio de 2011). https://n9.cl/ubzve
Resolución de 15 de marzo de 2016, de la Universidad de Huelva, por la que se publica la modificación del plan de estudios de Graduado en Educación Social. (BOE número 79, del 1 de abril de 2016). https://n9.cl/9tib8
Reyes, M. (2013). Dirección y gestión de organizaciones socioeducativas. Fénix Editora
Ruíz-Corbella, M., Martín-Cuadrado, A.M. y Cano-Ramos, M.A. (2015). La consolidación del perfil profesional del educador social. Respuesta al derecho para la ciudadanía. Perfiles educativos, XXXVII (148). Suplemento 2015, 12-19 https://n9.cl/rvafo
Saiz-Linares, A. y Ceballos-López, N. (2019). El Prácticum de magisterio a examen: reflexiones de un grupo de estudiantes de la Universidad de Cantabria. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 10(27), 136-150. https://n9.cl/ifejc
Senra, M. (2012). La formación práctica en intervención socioeducativa. UNED.
Valera, C. (2017). Voces de los estudiantes de las prácticas docentes. En M. González et al., (coords). Recursos para un Prácticum de calidad. Libro de Actas del XIV Symposium Internacional sobre el Prácticum y las prácticas externas, (pp. 205-207). Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas.
Vallés Herrero, J. (2011). Análisis y valoración de las funciones de los educadores sociales en España [Tesis doctoral]. Universidad Nacional de Educación a Distancia. https://n9.cl/x693i
Vega-Díaz, C. y De Oña Cots, J. M. (2021). Construir el nuevo perfil de la profesión de la educación social: una propuesta para revisar su formación y sus competencias iniciales. Educació Social. Revist d’Intervenció Socioeducativa, 78, 153-172 https://n9.cl/129l4
Zabalza, M. A. (2008). El trabajo por competencias en la enseñanza universitaria. En I. Rodríguez Escanciano (Ed.), El nuevo perfil del profesor universitario en el EEES: claves para la renovación metodológica. Universidad Europea Miguel de Cervantes (pp. 79-114)
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação da obra implica a cedência do autor à Revista Prácticum, em exclusividade, dos direitos de reprodução, distribuição e venda da sua obra em todo o mundo, tanto em formato digital como em papel, CD- ROM, entre outros.
Os autores cederão igualmente à Revista Prácticum os direitos de difusão e comunicação pública na internet e nas redes informáticas, bases de dados, e qualquer outro portal ou dispositivo eletrónico para consultas online dos seus conteúdos e extratos, de acordo com as condições do portal, dos repositórios ou das bases de dados em que se encontre a obra.
A Revista Prácticum concede aos autores a publicação e difusão dos seus artigos e obras nas suas páginas pessoais na internet, equipas de investigação, repositórios institucionais e bases de dados científicas, sempre de acordo com o estipulado na Licença Creative commons 3.0