Liderança partilhada por tutores de estágios académicos através de uma ferramenta de colaboração
DOI:
https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i1.12568Palavras-chave:
Blog, Seminários, Licenciatura em Pedagogia, Liderança Partilhada, Estágios ExternosResumo
Esta experiência analisa o trabalho realizado por um grupo de professores da Universidade de Sevilha, com alunos da Licenciatura em Pedagogia, na disciplina Estágios Externos I. O principal objectivo tem sido o de partilhar a liderança na supervisão dos estágios de modo a aprofundar os seus conhecimentos profissionais e aprender sobre as suas percepções através de um blog como ferramenta de colaboração, bem como a avaliação dos seminários desenvolvidos durante este período. O processo metodológico foi dividido em três fases (concepção, implementação e avaliação). Os principais resultados e conclusões salientam a avaliação muito positiva da aprendizagem adquirida nas instituições, destacando a implementação dos conhecimentos adquiridos e a imersão no mundo do trabalho. Os tutores académicos sublinham a utilidade do blogue como uma ferramenta muito válida para gerar trabalho partilhado através da monitorização e avaliação contínua do processo.
Downloads
Métricas
Referências
Albertos, A., Domingo, Á. y Albertos, J. E. (2016). Estrategia docente para el desarrollo de la competencia digital en el aula universitaria: Del uso recreativo al uso formativo. Revista Educar, 52(2), 243-261. https://doi.org/10.5565/rev/educar.732
Almazán, L. (Coord.). (2003). Practicum y medios de comunicación social. Editorial Jabalcuz.
Aneas, A. y Vilá, R. (2018). Entornos de desarrollo y aplicación de las competencias en el Prácticum de grado en Pedagogía de la Universidad de Barcelona. Revista Prácticum, 3(1), 1-19.
Area, M. (2010). El proceso de integración y uso pedagógico de las TIC en los centros educativos. Un estudio de casos. Revista de Educación, 352, 77-97.
Bartolomé, A. (2008). El profesor cibernauta. ¿Nos ponemos las pilas? Graó.
Bartolomé Pina, A., Martínez-Figueira, E. y Tellado-González, F. (2014). La evaluación del aprendizaje en red mediante blogs y rúbricas: ¿complementos o suplementos? REDU. Revista de Docencia Universitaria, 12(1), 159-176. https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6430/6494
Cabero, J., López, E. y Ballesteros, C. (2009). Experiencias universitarias innovadoras con blogs para la mejora de la praxis educativa en el contexto europeo. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC), 6(2). https://rusc.uoc.edu/rusc/es/index.php/rusc/article/view/v6n2_cabero_etal/v6n2_cabero.html
Cebrián, M. (2000). Las redes y la mejora del Prácticum en la Formación Inicial de Maestros. PixelBit. Revista de Medios y Educación, 14, 5-11. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/45505/file_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Casado, J. (2016). Prácticas de Enseñanzas: El desarrollo del pensamiento profesional de Maestros de Lengua Extranjera en formación. Un estudio de casos. [Tesis doctoral]. Universidad de Sevilla.
Correa, E. (2015). La alternancia en la formación inicial docente: vía de profesionalización. Revista Educar, 51(2), 259-275. https://doi.org/10.5565/rev/educar.712
Ferrari, A. (2013). DIGCOMP: A framework for developing and understanding digital competence in Europe. Publications Office of the European Union. http://ftp.jrc.es/EURdoc/JRC83167.pdf
Gabarda, V. y Colomo, E. (2019). La autoevaluación como herramienta de evaluación: percepciones del proceso de aprendizaje de los estudiantes en prácticas del Grado en Educación Primaria. Revista Prácticum, 4(1), 37-54.
García-Romero, J. E. y Faba-Pérez, C. (2015). Desarrollo e implementación de un modelo de características o indicadores de calidad para evaluar los blogs de bibliotecas escolares de centros de educación infantil y primaria. Revista Española de Documentación Científica, 38(1). http://dx.doi.org/10.3989/redc.2015.1.1169
Grané, M. y Wilhem, C. (Eds.) (2009). Web 2.0: Nuevas formas de aprender y participar. Laertes.
Gómez-del-Castillo, M.T. y Aguilera, A. (2017). A Partnership Between the University and Schools Forming A Learning Community as a Professional Teacher Development Experience”. En O. M. Alegre (Ed.), Research on University Teaching and Faculty Development. International Perspectives (pp. 169-181). Nova Science Publishers.
González, X.A. y Hevia, I. (2011). El Prácticum de la Licenciatura de Pedagogía: estudio empírico desde la perspectiva del alumnado. Revista de Educación, 354, 209-236. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/d/22839/19/0
Harris, A. H. (2008). Distributed Leadership in Schools: Developing the leaders of tomorrow. Routledge and Falmer Press.
López, Mª. C. y Hinojosa, E. (2008). Percepciones iniciales de los estudiantes sobre la formación práctica. Revista Iberoamericana de Educación, 47(5), 1-12. https://rieoei.org/RIE/article/view/2268.
Martínez, Mª. M., García, B. y Quintanal, J. (2006). El perfil del profesor universitario de calidad desde la perspectiva del alumnado. Revista Educación XXI, 9, 183-198. https://doi.org/10.5944/educxx1.9.0.325
Martínez, N. L., Ruiz, E. I., Galindo, R. M. y Galindo, L. (2015). La investigación acción en el trabajo colaborativo colegiado como estrategia para mejorar la práctica docente. Campus Virtuales, 4(1), 56-64. https://www.revistacampusvirtuales.es
Mezarina, C.A., Páez, H., Terán, O. y Toscano, R. (2014). Aplicación de las TIC en la educación superior como estrategia innovadora para el desarrollo de competencias digitales. Campus virtuales, 3(1), 88-101.
Molina, E., Bolívar, A., Burgos-García, A. y Domingo, J. (2004). La mejora del Prácticum, esfuerzos de colaboración. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 8(2), 1-31. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42153/24107
Molina, J. P., Valencia-Peris, A. y Suárez, C. (2016). Percepción de los estudiantes de una experiencia de uso didáctico de blog docente en Educación Superior. Educación XX1, 19(1), 91-113. https://doi.org/10.5944/educxx1.15579
Moreno Mulas, M. A. (2006). Bibliotecas blogueras: construyendo espacios de diálogo, creación y aprendizaje. Actas III Congreso Nacional de Bibliotecas Públicas (pp. 453-460). Subdirección General de Información y Publicación.
Muñoz-Carril, P.C., González-Sanmamed, M. y Fuentes-Abeledo, E.J. (2020). Use of blogs for prospective early childhood teachers. Educación XX1, 23(1), 247-273. https://doi.org/10.5944/ educXX1.23768
Nocetti de la Barra, A., Orrego Lepe, C., Silva-Peña, I., Santibáñez Gómez, D., Flores González, M. y González Sáez, R. (2020). Self-study colaborativo: Etapas, condiciones de la amistad crítica y aprendizajes sobre la formación. Revista Iberoamericana de Educación, 82(1), 99-119. https://doi.org/10.35362/rie8213558
Ordóñez-Sierra, R. y Rodríguez-Gallego, M.R. (10- 12 de julio 2019). El blog como herramienta de evaluación en las Prácticas del Grado en Pedagogía. Comunicación presentada en el XV Symposium Internacional sobre el Prácticum y las prácticas externas: "Presente y retos de futuro. Poio (Pontevedra), España.
Pavón, F. (2013). La introducción de las TIC en el curriculum y en la Organización Escolar de la educación Infantil y Primaria. En Buenas prácticas educativas en el uso de las TIC (vol. 1 pp. 11–50). JOXMAN Editores, S.L.
Peña, M. Á., Rueda, E. y Pegalajar, M. C. (2018). Posibilidades didácticas de las redes sociales en el desarrollo de competencias de educación superior: percepciones del alumnado. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, 53, 239-252. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.2018.i53.16
Rodríguez-Gallego, M. R. y Ordóñez-Sierra, R. (10-12 de julio de 2019). Prácticas Externas del Grado en Pedagogía: el blog como herramienta de intercambio y reflexión. XV Symposium Internacional sobre el Prácticum y las prácticas externas: Presente y retos de futuro. Poio (Pontevedra), España.
Salinas, M. I. y Viticcioli, S. M. (2008). Innovar con blogs en la enseñanza universitaria presencial. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, 27, 1-22. https://doi.org/10.21556/edutec.2008.27.464
Sanz, S. (2005). Comunidades de práctica virtuales: acceso y uso de contenidos. RUSC. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 2(2), 26-35. http://rusc.uoc.edu/rusc/ca/index.php/rusc/article/download/v2n2-sanz/259-1179-2-PB.pdf
Salmerón, L. (2013). Actividades que promueven la transferencia de los aprendizajes: una revisión de la literatura. Revista de Educación, nº extraordinario, 34-53. https://doi.org/ 10.4438/1988-592X-RE-2013-EXT-253
Serrano Sorcia, M. A. (2018). Práctica de liderazgo compartido para la mejora escolar. Revista Iberoamericana de producción académica y gestión educativa, 5(10), 1-15. https://www.pag.org.mx/index.php/PAG/article/view/779
Stoll, L. (2009). Capacity building for school-improvement or creating capacity for learning? A changing landscape. Journal of Educational Change, 10, 115-127.
Tejada Fernández, J. (2020). El Prácticum en educación superior. Algunos hitos, problemáticas y retos de las tres últimas décadas. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 18(1), 105-121. https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/13036/12790
Valencia, Y. y García, V. (2010). La escritura simbólica y el lenguaje escrito en los usuarios de Messenger. Comunicar, 34, 155-162. https://doi.org/10.3916/C34-2010-03-15
Valencia Aguirre, A. C.; Prieto Quezada, M. T. y Carrillo Navarro, J. C. (2020). La tutoría en la formación inicial como self-study. Revista Iberoamericana de Educación, 82(1), 195-211. https://doi.org/10.35362/rie8213598
Vázquez, E., Mengual, S. y Roig, R. (2015). Análisis lexicométrico de la especificidad de la escritura digital del adolescente en WhatsApp, RLA. Revista de lingüística teórica y aplicada, 53(1), p. 83-105. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-48832015000100005
Ventura, J. (2007). El Prácticum en el futuro grado de Pedagogía: reflexiones y propuestas. En A. Cid, M. Muradas, M. A. Zabalza, M. Raposo y M. L. Iglesias (coords.), El Prácticum en el nuevo contexto del Espacio Europeo de Educación Superior (pp. 1085-1100). Imprenta Universitaria.
Zabalza, M.A. (5-7 de julio de 2017). El Prácticum en perspectiva: una mirada a su evolución en los últimos 25 años. XIV Symposium Internacional sobre el Prácticum y las Prácticas Externas “Recursos para un prácticum de calidad" Poio (Pontevedra), España.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação da obra implica a cedência do autor à Revista Prácticum, em exclusividade, dos direitos de reprodução, distribuição e venda da sua obra em todo o mundo, tanto em formato digital como em papel, CD- ROM, entre outros.
Os autores cederão igualmente à Revista Prácticum os direitos de difusão e comunicação pública na internet e nas redes informáticas, bases de dados, e qualquer outro portal ou dispositivo eletrónico para consultas online dos seus conteúdos e extratos, de acordo com as condições do portal, dos repositórios ou das bases de dados em que se encontre a obra.
A Revista Prácticum concede aos autores a publicação e difusão dos seus artigos e obras nas suas páginas pessoais na internet, equipas de investigação, repositórios institucionais e bases de dados científicas, sempre de acordo com o estipulado na Licença Creative commons 3.0