Menores e educadores sociais em centros de protecção infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i2.15501

Palavras-chave:

Educação social, Jovens vulneráveis, centros residenciais para crianças, Inclusão social
Agências: Universidade de Vigo

Resumo

A melhoria do Sistema de Protecção da Criança e do Adolescente implica o conhecimento da percepção que os actores envolvidos têm da acção de protecção. Esta investigação visa analisar as avaliações que os adolescentes e os educadores sociais fazem das estratégias dos centros de protecção infantil em que vivem e trabalham. Para atingir este objectivo, foram realizadas entrevistas e grupos de discussão para obter informações sobre a permanência dos menores nos centros de protecção, as características e funções do pessoal educativo e de gestão, a sua participação na vida do centro e fora dele, a promoção da autonomia e o apoio prestado pelo próprio Sistema de Protecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Bernal, T., Melendro, M., Charry, C. y Goig, R. (2020). The infuence of family and education in youths’ autonomy: A systematic review. Bordón, 72(2), 29–44. https://doi.org/10.13042/Bordon.2020.76175

De-Juanas, A., García-Castilla, F.J. y Ponce de León, A. (2020). El tiempo de los jóvenes en dificultad social: utilización, gestión y acciones socioeducativas. Revista Española de Pedagogía, 78(277), 477-495. https://doi.org/10.22550/REP78-3-2020-05

De-Juanas, A., Díaz-Esterri, J., García-Castilla, J. y Goig-Martínez, R. (2022). La influencia de la preparación para las relaciones socioafectivas en el bienestar psicológico y la autonomía de los jóvenes en el sistema de protección. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 40, 51-68. https://doi.org/10.7179/PSRI_2022.40.03

Díaz-Esterri, J., De-Juanas, Á., Goig-Martínez, R. y García-Castilla, F.J. (2021). Inclusive Leisure as a Resource for Socio-Educational Intervention during the COVID-19 Pandemic with Care Leavers. Sustainability, 13, 8851. https://doi.org/10.3390/su13168851

Fernández, A., González, M. y Verde, C. (2018). Percepción de profesionales de centros de protección de menores de Galicia sobre la calidad del recurso. Revista Prisma Social, 23, 303-330. https://revistaprismasocial.es/article/view/2767

Fernández, J. M., Díez de la Cortina, D., Malpica, Mª J. y Hamido, A. (2010). Relación entre el apoyo social, la satisfacción vital y las expectativas de futuro de menores acogidos en centros de protección. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 8(2), 643-654. 2010. http://dx.doi.org/10.25115/ejrep.v8i21.1372

Fernández-Simo, D. y Cid-Fernández, X. M. (2018). Análisis longitudinal de la transición a la vida adulta de las personas segregadas del sistema de protección a la infancia ya la adolescencia. Bordón. Revista de Pedagogía, 70(2), 25-38. https://doi.org/10.13042/Bordon.2018.54539

Fernández-Simo, D., Cid-Fernández, X.M. y Carrera-Fernández, M.V. (2022). Socio-Educational Support Deficits in the Emancipation of Protected Youth in Spain. Child Youth Care Forum, 51, 329–346. https://doi.org/10.1007/s10566-021-09631-3

García, J. y Sánchez, J.M. (2010). Centros de día de atención a menores: competencias del educador social como figura de referencia. Revista de Historia de la Educación Latinoamericana, 15, 125 – 146. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3618541

Häggman-Laitila, A., Salokekkilä, P. y Karki, S. (2019). Young people’s preparedness for adult life and coping after foster care: A systematic review of perceptions and experiences in the transition period. Child & Youth Care Forum, 48, 633–661. https://doi.org/10.1007/s10566-019-09499-4

Jimeno, Mª. V. (2017). La figura del educador social como tutor de apego en los hogares tutelados para menores en situación de protección. RES, Revista de Educación Social, 25, 236-244. https://eduso.net/res/wp-content/uploads/2020/06/figuratutorapego_res_25.pdf

Lirio, J. y Medina, L. (2021). La gestión de las emociones en profesionales de la Educación Social en el ámbito de la protección de menores. Márgenes. Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 2(1), 112-129. https://doi.org/10.24310/mgnmar.v2i1.10Pedagogia Social. Revista Interuniversitaria, 34,97-119. https://doi.org/10.7179/PSRI_2019.34.07

Llosada, J, Montserrat, C. y Casas F. (2017). ¿Cómo influye el sistema de protección en el bienestar subjetivo de los adolescentes?. Sociedad e Infancias, 1, 261-282. https://doi.org/10.5209/SOCI.55830

Mansilla, M., Olaya, C. y Picazo, M. (2018). ¿Qué papel tiene el apego en la aparición de dificultades y fortalezas en menores en acogimiento residencial?. Psychology, Society & Education, 10(2), 163-171. https://doi:10.25115/psye.v10i1.712

Martín, E. (2011). Apoyo social percibido en niños y adolescentes en acogimiento residencial. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 11(1), 107-120. https://www.ijpsy.com/volumen11/num1/

Marzo, T. (2008). Características de los educadores sociales de los recursos residenciales de atención a la infancia y adolescencia en Catalunya. Revista de intervención psicosocioeducativa en la desadaptación social, 1, 57-68. https://ipseds.ulpgc.es/revista_ipseds_num_1web.pdf

Melendro, M., González, A. L. y Rodríguez, A. E. (2013). Estrategias eficaces de intervención socio educativa con adolescentes en riesgo social. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 22, 105 121. https://doi.org/10.7179/PSRI_2013.22.02

Montserrat, C., y Melendro, M. (2017). ¿Qué habilidades y competencias se valoran de los profesionales que trabajan con adolescencia en riesgo de exclusión social? Análisis desde la acción socioeducativa. Educación XX1, 20(2), 113-135. https://doi.org/10.5944/educXX1.1904

Resolución de 4 de febrero de 2021, de la Dirección General de Trabajo, por la que se registra y publica el IV Convenio colectivo estatal de reforma juvenil y protección de menores, BOE, No. 42 (2021).

Rueda, E.F. (2021). Competencias para realizar una labor socioeducativa de calidad con menores: especial atención a la empatía. Educació Social. Revista d´Intervenció Socioeducativa, 77, 101-123. https://doi.org/10.34810/EducacioSocialn77id379714

Sala Roca, J. (2019). Parentalidad profesional en el acogimiento institucional: propuesta para mejorar la atención a los niños acogidos en centros de protección. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 34, 97-109. https://doi.org/10.7179/PSRI_2019.34.07

Wulczyn, F., Parolini, A. y Huhr, S. (2021). Human capital and child protection: A research framework in the CRC context, Child Abuse & Neglect, 119, 104610. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2020.104610

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Figueiras-Rio, A., Fernández-Simo, D., & Correia-Campos, E. (2022). Menores e educadores sociais em centros de protecção infantil. Revista Prácticum, 7(2), 76–91. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i2.15501

Edição

Seção

Monográfico