Satisfação do estudante na prática da Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i1.13138

Palavras-chave:

Practicum, Avaliação, Percepção do aluno, Satisfação, Tutoria

Resumo

Este estudo avalia a satisfação dos alunos da Practicum of the Degree in Psychology na UOC em relação ao acompanhamento do centro de colocação de trabalho e do corpo docente da sala de aula. Um total de 406 estudantes, distribuídos em quatro semestres diferentes, foram solicitados a conhecer suas percepções por meio de um questionário online. Os resultados obtidos mostram que a satisfação com o assunto permaneceu constante ao longo dos semestres, e que a satisfação com a tutoria fornecida pelo centro é maior em comparação com o monitoramento realizado pelo corpo docente. Finalmente, são propostas uma série de melhorias, adequadas a qualquer modelo universitário, que visam otimizar a qualidade do curso de estágio, tais como a modulação de conteúdos excessivamente teóricos ou o desenho de atividades em linha com a experiência no centro de estágio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clara Selva-Olid, Universitat Oberta de Catalunya

Profesora Responsable del Prácticum del Ámbito de Psicología e Investigadora de los Estudios de Psicología y Ciencias de la Educación de la UOC. Miembro Responsable de la Comisión del Prácticum de Psicología de la UOC.

Anna Bové-Andreu, Universitat Oberta de Catalunya

Investigadora y miembro de la Comisión del Prácticum de Psicología de la UOC.

Montse Vall-llovera-Llovet, Universitat Oberta de Catalunya

Profesora e investigadora de los Estudios de Psicología y Ciencias de la Educación de la UOC. Miembro del grupo de investigación JovenTIC.

Cris Terrado-Mejías, Universitat Oberta de Catalunya

Investigadora y miembro de la Comisión del Prácticum de Psicología de la UOC.

Referências

Blanco, F.J. y Latorre M.J. (2008). La apuesta por la excelencia en la formación práctica universitaria de los futuros profesores. Revista Estudios sobre Educación, 15, 7-29. https://doi.org/10.15581/004.15.%25p

Cid, A., Pérez, A. y Sarmiento, J. A. (2016). Evaluación del programa del Practicum del Grado de maestro de la Universidad de Vigo: su reconstrucción. Revista de docencia universitaria, 14(1), 285–320. https://doi.org/gppf

Colén, M.T. y Castro, L. (2017). El desarrollo de la relación teoría y práctica en el Grado de Maestro en Educación Primaria. Profesorado, Revista de currículum y formación del profesorado, 21(1). 59/79. http://www.redalyc.org/pdf/567/56750681004.pdf

Fernández, I. (2020). La perspectiva de los tutores académicos de Prácticum en Educación Primaria. Revista Practicum, 5(1), 54-67. https://doi.org/gpt7

García, M. (2018). Estudio sobre el nivel de satisfacción del Practicum de los estudiantes de los Grados en Educación Infantil y Primaria de la Facultad de Ciencias de la Educación. Trabajo de Fin de Máster: Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/handle/11441/94001

Khan, A. (2021). Towards developing library and information science practicum supervision competency framework. Journal of Librarianship and Information Science. https://doi.org/10.1177/0961000621997533

Martínez, M.E. (2008). ¿Qué saben los tutores del Practicum de Psicopedagogía sobre la acción tutorial? Revista Educativa de Orientación y Psicopedagogía, 19(1), 73-77. https://doi.org/gn86

Martínez, M.E. y Raposo M. (2011). Funciones generales de la tutoría en el Practicum. Revista de Educación, 354(I), 155-181. Recuperado de: http://disde.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/1006.

Mayorga, M.J., Sepúlveda, M.P., Madrid, D. y Monsalud, G. (2017). Grado de satisfacción y utilidad profesional de las prácticas externas del alumnado de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Málaga (España). Perfiles Educativos, 39(157), 140-159. http://ref.scielo.org/wb6p22

Melgarejo, J.J., Pantoja, A. y Latorre, P.A. (2014). Análisis de la calidad del Practicum en los estudios de magisterio desde la perspectiva del alumnado. Aula de Encuentro, 16(1), 53-70. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/158101

Palomares, A., Alarcón, M. C., y Martín, I. (2018). El tutor de prácticas y su influencia en la formación de profesionales en los Grados de Educación. Revista Practicum, 3(1), 34-48. https://doi.org/gpt5

Patton, M. (2002). Qualitative Research & Evaluation Methods. Sage Publications.

Rodríguez, S. (2011). La evaluación del practicum y los procesos de acreditación de titulaciones. En Raposo, M., Martínez, M.E., Muñoz, P.C., Pérez, A. y Otero, J.C. (coord). Evaluación y supervisión del practicum: el compromiso con la calidad de las prácticas. Santiago de Compostela: Andavira.

Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Paidós.

Selva, C., Vall-llovera, M. y Méndez, M. (2020). Subjetividades emergentes del proceso de auto-aprendizaje en el Prácticum de Psicología. Revista Practicum, 5(1), 5-21. https://doi.org/gn87

Selva, C., Vall-llovera, M., Pousada, M., Ollé, E. y Terrado, C. (2019). Narrativas y reflexiones como recurso didáctico: experiencias, aprendizajes y recomendaciones del estudiantado con relación al Prácticum de una Universidad Online. http://www.theoriacongresos.com/poio2019/comunicaciones/posters-e/ver-poster/b1150be888f4333e989b1c96f683aec6

Silva, I., Casares, C. T., Escribano, C., y Prado, C. (2021). Prácticum de Psicología durante la COVID-19: satisfacción y nuevas propuestas. Revista Practicum, 6(1), 75-94. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v6i1.11206

Sepúlveda, M.P., Gallardo, M., Mayorga, M.J. y Madrid, D. (2017). La evaluación del Practicum: un proceso clave en la construcción y reconstrucción del pensamiento práctico. ENSAYOS, Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 32(1), 93-110.

Smith, K. y Lev?Ari, L. (2005). The place of the Practicum in pre?service teacher education: the voice of the students. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 33(3), 289–302. https://doi.org/bcfqps

Tejada, J. (2005). El trabajo por competencias en el prácticum: cómo organizarlo y cómo evaluarlo. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 7(2), 1-31. http://ref.scielo.org/dntzmh

Wai-Ho, K. (2020). Becoming a teacher educator through being a student teacher: an autoethnography in the practicum. Journal of Education for Teaching, 46(2). https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1724655

Zabalza, M.A. (2011). Evaluar la calidad del Practicum: una propuesta. En M.A. Zabalza (Dir.), XI Symposium Internacional sobre el Practicum y las prácticas en empresa en la formación universitaria, Evaluación y supervisión del practicum: El compromiso con la calidad de las prácticas, 101-128. Santiago de Compostela: Andavira.

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Selva-Olid, C., Bové-Andreu, A. ., Vall-llovera-Llovet, M., & Terrado-Mejías, C. (2022). Satisfação do estudante na prática da Psicologia. Revista Prácticum, 7(1), 88–105. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i1.13138

Edição

Seção

Mycelanea

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.