Satisfação do estudante na prática da Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i1.13138

Palavras-chave:

Practicum, Avaliação, Percepção do aluno, Satisfação, Tutoria

Resumo

Este estudo avalia a satisfação dos alunos da Practicum of the Degree in Psychology na UOC em relação ao acompanhamento do centro de colocação de trabalho e do corpo docente da sala de aula. Um total de 406 estudantes, distribuídos em quatro semestres diferentes, foram solicitados a conhecer suas percepções por meio de um questionário online. Os resultados obtidos mostram que a satisfação com o assunto permaneceu constante ao longo dos semestres, e que a satisfação com a tutoria fornecida pelo centro é maior em comparação com o monitoramento realizado pelo corpo docente. Finalmente, são propostas uma série de melhorias, adequadas a qualquer modelo universitário, que visam otimizar a qualidade do curso de estágio, tais como a modulação de conteúdos excessivamente teóricos ou o desenho de atividades em linha com a experiência no centro de estágio.

 

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
155
Jun 22 '22Jun 25 '22Jun 28 '22Jul 01 '22Jul 04 '22Jul 07 '22Jul 10 '22Jul 13 '22Jul 16 '22Jul 19 '2210
| |
Visualizaciones del HTML
29
Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20264.0
|
Twitter
14
Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|

Biografia do Autor

Clara Selva-Olid, Universitat Oberta de Catalunya

Profesora Responsable del Prácticum del Ámbito de Psicología e Investigadora de los Estudios de Psicología y Ciencias de la Educación de la UOC. Miembro Responsable de la Comisión del Prácticum de Psicología de la UOC.

Anna Bové-Andreu, Universitat Oberta de Catalunya

Investigadora y miembro de la Comisión del Prácticum de Psicología de la UOC.

Montse Vall-llovera-Llovet, Universitat Oberta de Catalunya

Profesora e investigadora de los Estudios de Psicología y Ciencias de la Educación de la UOC. Miembro del grupo de investigación JovenTIC.

Cris Terrado-Mejías, Universitat Oberta de Catalunya

Investigadora y miembro de la Comisión del Prácticum de Psicología de la UOC.

Referências

Blanco, F.J. y Latorre M.J. (2008). La apuesta por la excelencia en la formación práctica universitaria de los futuros profesores. Revista Estudios sobre Educación, 15, 7-29. https://doi.org/10.15581/004.15.%25p

Cid, A., Pérez, A. y Sarmiento, J. A. (2016). Evaluación del programa del Practicum del Grado de maestro de la Universidad de Vigo: su reconstrucción. Revista de docencia universitaria, 14(1), 285–320. https://doi.org/gppf

Colén, M.T. y Castro, L. (2017). El desarrollo de la relación teoría y práctica en el Grado de Maestro en Educación Primaria. Profesorado, Revista de currículum y formación del profesorado, 21(1). 59/79. http://www.redalyc.org/pdf/567/56750681004.pdf

Fernández, I. (2020). La perspectiva de los tutores académicos de Prácticum en Educación Primaria. Revista Practicum, 5(1), 54-67. https://doi.org/gpt7

García, M. (2018). Estudio sobre el nivel de satisfacción del Practicum de los estudiantes de los Grados en Educación Infantil y Primaria de la Facultad de Ciencias de la Educación. Trabajo de Fin de Máster: Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/handle/11441/94001

Khan, A. (2021). Towards developing library and information science practicum supervision competency framework. Journal of Librarianship and Information Science. https://doi.org/10.1177/0961000621997533

Martínez, M.E. (2008). ¿Qué saben los tutores del Practicum de Psicopedagogía sobre la acción tutorial? Revista Educativa de Orientación y Psicopedagogía, 19(1), 73-77. https://doi.org/gn86

Martínez, M.E. y Raposo M. (2011). Funciones generales de la tutoría en el Practicum. Revista de Educación, 354(I), 155-181. Recuperado de: http://disde.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/1006.

Mayorga, M.J., Sepúlveda, M.P., Madrid, D. y Monsalud, G. (2017). Grado de satisfacción y utilidad profesional de las prácticas externas del alumnado de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Málaga (España). Perfiles Educativos, 39(157), 140-159. http://ref.scielo.org/wb6p22

Melgarejo, J.J., Pantoja, A. y Latorre, P.A. (2014). Análisis de la calidad del Practicum en los estudios de magisterio desde la perspectiva del alumnado. Aula de Encuentro, 16(1), 53-70. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/158101

Palomares, A., Alarcón, M. C., y Martín, I. (2018). El tutor de prácticas y su influencia en la formación de profesionales en los Grados de Educación. Revista Practicum, 3(1), 34-48. https://doi.org/gpt5

Patton, M. (2002). Qualitative Research & Evaluation Methods. Sage Publications.

Rodríguez, S. (2011). La evaluación del practicum y los procesos de acreditación de titulaciones. En Raposo, M., Martínez, M.E., Muñoz, P.C., Pérez, A. y Otero, J.C. (coord). Evaluación y supervisión del practicum: el compromiso con la calidad de las prácticas. Santiago de Compostela: Andavira.

Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Paidós.

Selva, C., Vall-llovera, M. y Méndez, M. (2020). Subjetividades emergentes del proceso de auto-aprendizaje en el Prácticum de Psicología. Revista Practicum, 5(1), 5-21. https://doi.org/gn87

Selva, C., Vall-llovera, M., Pousada, M., Ollé, E. y Terrado, C. (2019). Narrativas y reflexiones como recurso didáctico: experiencias, aprendizajes y recomendaciones del estudiantado con relación al Prácticum de una Universidad Online. http://www.theoriacongresos.com/poio2019/comunicaciones/posters-e/ver-poster/b1150be888f4333e989b1c96f683aec6

Silva, I., Casares, C. T., Escribano, C., y Prado, C. (2021). Prácticum de Psicología durante la COVID-19: satisfacción y nuevas propuestas. Revista Practicum, 6(1), 75-94. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v6i1.11206

Sepúlveda, M.P., Gallardo, M., Mayorga, M.J. y Madrid, D. (2017). La evaluación del Practicum: un proceso clave en la construcción y reconstrucción del pensamiento práctico. ENSAYOS, Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 32(1), 93-110.

Smith, K. y Lev?Ari, L. (2005). The place of the Practicum in pre?service teacher education: the voice of the students. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 33(3), 289–302. https://doi.org/bcfqps

Tejada, J. (2005). El trabajo por competencias en el prácticum: cómo organizarlo y cómo evaluarlo. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 7(2), 1-31. http://ref.scielo.org/dntzmh

Wai-Ho, K. (2020). Becoming a teacher educator through being a student teacher: an autoethnography in the practicum. Journal of Education for Teaching, 46(2). https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1724655

Zabalza, M.A. (2011). Evaluar la calidad del Practicum: una propuesta. En M.A. Zabalza (Dir.), XI Symposium Internacional sobre el Practicum y las prácticas en empresa en la formación universitaria, Evaluación y supervisión del practicum: El compromiso con la calidad de las prácticas, 101-128. Santiago de Compostela: Andavira.

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Selva-Olid, C., Bové-Andreu, A. ., Vall-llovera-Llovet, M., & Terrado-Mejías, C. (2022). Satisfação do estudante na prática da Psicologia. Revista Prácticum, 7(1), 88–105. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i1.13138

Edição

Seção

Mycelanea

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.