O impacto do Practicum na formação de professores: uma experiência equatoriana

Autores

  • Génesis Nicole Herrera Orosco Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo Equador
  • Yullio Cano de la Cruz Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo Equador https://orcid.org/0000-0001-6315-1488
  • Edgar Efraín Obaco Soto Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo Equador https://orcid.org/0000-0002-7243-5869
  • Fernando Lara Lara Universidad de Granada Espanha

DOI:

https://doi.org/10.24310/rep.9.2.2024.19617

Palavras-chave:

Avaliação do programa, Prática profissional, Formação de professores, Licenciados, Investigação

Resumo

O objetivo deste artigo foi determinar o impacto do estágio na formação de professores. A amostra foi selecionada entre os licenciados da Faculdade de Ciências da Educação da Pontificia Universidad Católica del Ecuador, campus de Santo Domingo. O impacto foi avaliado em três das quatro dimensões propostas por Tejeda (2011) com base no modelo de Kirkpatrick (1959): satisfação, desenvolvimento e transferência. O instrumento utilizado foi um inquérito para a primeira dimensão e um formulário de observação de aulas para as restantes dimensões, ambos desenvolvidos pelos autores e validados por especialistas em consultoria. Os resultados mostraram que 50% dos licenciados estão moderadamente satisfeitos com a formação recebida, no entanto, o seu nível de desenvolvimento e transferência é elevado, com 67% e 50%, respetivamente. Concluiu-se que o estágio teve um impacto elevado no desempenho docente dos licenciados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Génesis Nicole Herrera Orosco, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo

Licenciada en Docencia y Gestión de la Educación Básica por la Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Magíster en Neuropsicología y Educación por la Universidad Internacional de la Rioja. Investigadora del proyecto Evaluación del Impacto programas de formación PI-02-CP. PUCESD- 2023 pertenciente al grupo de investigación CoL-Trainning GI-SANTODOMINGO- 12-2019 de la Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo

Yullio Cano de la Cruz, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo

Doctor en Ciencias Pedagógicas (PhD). Docente Investigador en Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo. Líder del Grupo de Investigaci´´on CoL-Trainning GI-SANTODOMINGO- 12-2019. Investigador principal del proyecto de Evaluación de Impacto de Programas de Formación. Profesor de grado y postgrados.

Edgar Efraín Obaco Soto, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo

Doctor en Ciencias Humanas, profesor de la Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo. Investigador del proyecto Evaluación del Impacto programas de formación PI-02-CP. PUCESD- 2023 del grupo de investigación CoL-Trainning GI-SANTODOMINGO- 12-2019 de la Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo

Fernando Lara Lara, Universidad de Granada

Doctor Internacional dentro del Programa de Educación por la Universidad Autónoma de Madrid, España; Pedagogo; Profesor en la Universidad de Granada, España

Referências

Acosta Luis, D., Hernández Jara, P. V., & León Castro, A. M. (2019). Prácticas pre profesionales y su impacto en la calidad del egresado. Opuntia Brava, 11(2), 254-260. https://n9.cl/7pcf6

Andreucci, P. (2013). La Supervisión de Prácticas Docentes: Una Deuda Pendiente de la Formación Inicial de Profesores. Estudios Pedagógicos, XXXIX(1), 7-26. https://n9.cl/92rhd

Antoni, R., & Mustafa, J. (2023). Pre-service teachers’ pedagogic practices on recognizing students’ characteristics during practicum. Interdisciplinary Social Studies, 2(4), 1786-1793. https://n9.cl/9i7ff

Palacios Liberato, L. (2021). Teaching Practice as the Basic Nucleus of Research, Innovation and Professional Skills. Innovation: The European Journal of Social Science Research, 2(2), 27.

Becerra-Sepúlveda, C., Ibáñez-Muñoz, R. y Valenzuela Giovanetti, E. (2023). Formación inicial docente basada en el practicum: la academia reflexiva como praxis fundamental para la formación de profesores. Revista Colombiana de Educación, (87), 111-138. https://n9.cl/6xugc

Brady, J. T., Busse, R. T., Carriere, J. A., Hass, M. & K. S. Kennedy. (2013). Assessing Intern Impact Factors for Program Evaluation and Improvement. Trainers Forum, 31(2), 62-72. https://n9.cl/w2jbik

Cabezas, M., Serrate, S., y Casillas, S. (2017). Valoración de los alumnos de la adquisición de competencias generales y específicas de las prácticas externas. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 22(74), 685-704. https://n9.cl/x3y18

Calle, R., Rodríguez, M., y Calle, J. (2017). Tendencias de la formación inicial docente en Ecuador con énfasis en la práctica preprofesional pedagógica. Revista Killkana Sociales, 1(3), 61-74. https://n9.cl/3edio

Cano, Y., Lorenzo, R., y Madrigal, M. (2016). La evaluación del impacto de la formación profesional: una necesidad en el contexto educativo actual. Revista Magazine de las Ciencias, 1(2), 51-60. https://n9.cl/5ibiw

El Telégrafo. (14 de julio de 2017). Las pasantías serán reconocidas como experiencia laboral. https://n9.cl/xn4w6

Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, M. (2010). Metodología de la investigación. México: Mc Graw Hill.

Liu, K. y Ball, A. F. (2019). Critical reflection and generativity: Toward a framework of trans-formative teacher education for diverse learners. Review of Research in Education, 43(1), 68–105. https://doi.org/10.3102/0091732X18822806

Lopes, H., y Blázquez, F. (2012). La práctica pedagógica en la formación inicial de profesores del primer ciclo de enseñanza básica en Portugal. Enseñanza & Teaching, 30(1), 23-43. https://n9.cl/9n23h

Martín Gómez, P.; García Rodríguez, M.L. y Juanjo Mena, M. (2022) El Prácticum en el Grado de Maestro/a de Educación Infantil: análisis de diarios docentes. Revista Complutense de Educación 33(1) 131-140 https://n9.cl/kdf5c

Matos, E., Cruz, L. (2011) La práctica investigativa, una experiencia en la formación doctoral en Ciencia Pedagógica. Santiago de Cuba, Ediciones Universidad de Oriente, ISBN: 978-959-207-434-7

Mayorga, M. J., Sepúlveda, M. P., Madrid, D., y Gallardo, M. (2017). Grado de satisfacción y utilidad profesional de las prácticas pre externas del alumnado de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Málaga (España). Perfiles Educativos, XXXIX(157), 140-159. https://n9.cl/lph6e

Quintanal, J., García, B., Riesco, M., Fernández, E., y Sánchez, J. (2012). Fundamentos básicos de Metodología de Investigación Educativa. Madrid: CCS.

Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo - Senplades. (13 de Julio de 2017). Plan Nacional para el Buen Vivir 2017-2021. https://n9.cl/wc6gb

Tejeda, R. (2011). La evaluación del impacto formativo en contextos educativos universitarios. Didasc@lia: Didáctica y Educación 1(4), 45-58. https://n9.cl/huxvn

Tironi Contreras, Angela, & Ulloa, Francisco. (2022). “Pero la práctica dice otra cosa”: valoración de los conocimientos adquiridos durante la formación inicial docente entre profesores de inglés en ejercicio en Chile 2016-2019. Estudios pedagógicos (Valdivia), 48(3), 9-23. https://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052022000300009

Ullauri-Ullauri, J.I. y Mauri-Majós, T. (2022). La reflexión sobre la práctica preprofesional en la formación de aprendices de docente. Percepciones de los tutores académicos. Revista Practicum, 7(2), 169-186. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i2.13878

Varguillas, C. S., Guffante, T. M., Manzano, M. R., & Moreno, P. E. (2020). Develaciones significantes de la práctica pre profesional desde la vivencia estudiantil [Significant disclosures of pre professional practice from the student experience]. https://n9.cl/nz7rh

Zeichner, K. (2010). Nuevas epistemologías en formación del profesorado. Repensando las conexiones entre las asignaturas del campus y las experiencias de prácticas en la formación del profesorado en la universidad. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 68(24,2), 123-149. https://n9.cl/ztjs

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Herrera Orosco, G. N., Cano de la Cruz, Y., Obaco Soto, E. E., & Lara Lara, F. (2024). O impacto do Practicum na formação de professores: uma experiência equatoriana. Revista Prácticum, 9(2), 69–82. https://doi.org/10.24310/rep.9.2.2024.19617