Capacidades físicas básicas através de jogos motores numa perspectiva interdisciplinar e transversal no 5º ano do Ensino Básico.
DOI:
https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v7i1.13911Palavras-chave:
Capacidades físicas básicas, jogo motor, transversalidade, interdisciplinaridade e Ensino Primário.Resumo
O lazer digital implica um aumento do número de horas sedentárias passadas em frente aos ecrãs de vários dispositivos electrónicos, o que é prejudicial para a sua condição física. O objectivo é conceber uma proposta didáctica para o 5º ano do Ensino Primário, que favorece o desenvolvimento das capacidades físicas básicas (BPC), com base em diferentes jogos motorizados. A definição, tipos e implementação pedagógica do BPC no Ensino Primário são analisadas, bem como o conceito, características, tipos e implementação dos jogos motorizados. Além disso, a transversalidade e a interdisciplinaridade são consideradas, devido à intenção de desenvolver ambos os aspectos. O objectivo deste trabalho é estimular a aptidão física das crianças através de jogos motores e uma referência didáctica para que os professores favoreçam o desenvolvimento da condição física dos seus alunos de uma forma lúdica e saudável.
Downloads
Métricas
Referências
Álvarez del Villar, C. (1985). Preparación Física del Fútbol basada en el Atletismo. Gymnos.
Álvarez-Kurogi, L. (2019). Elementos curriculares necesarios de la educación física en la etapa de Educación Primaria. Competencias, objetivos, contenidos y proceso de evaluación. En Rivilla, I. (Coord.). Didáctica de la Educación Física en Educación Infantil y Primaria (pp. 303-344). UNIR Editorial.
Echeverría, M., Govea, Y. y Arencibia, A. (2013) La flexibilidad en la Educación Física. Revista electrónica de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 8(23), 79-96. https://cutt.ly/EGklvLh
Betancourt, F., Machángara, A. y Gilbert, A. (2020). Juegos predeportivos y perfeccionamiento del ataque en el voleibol escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, 25(226), 86-97. https://doi.org/10.46642/efd.v25i266.2321
Cañizares, J.M. y Carbonero, C. (2016). Capacidades físicas básicas: su desarrollo en la edad escolar. Wanceulen
Castañer, M. y Camerino, O. (1991). La Educación Física en la Enseñanza Primaria. INDE.
Castañer, M. y Trigo, E. (1998). Desde la Educación Física a la interdisciplinariedad. Educación física e deporte no século XXI, 2, 643-653. Congreso Internacional de Intervención en Conductas Motrices Significativas. https://cutt.ly/VGklxUB
Castro, M., Linares, M., Sanromán, S. y Pérez, A. J. (2017). Análisis del comportamiento sedentario, práctica de actividad física y uso de videojuegos en adolescentes. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 3(2), 241-255. https://doi.org/10.17979/sportis.2017.3.2.1746
Castro, M., Martínez, A., Zurita, F., Chacón, R., Espejo, T. y Cabrera, A. (2015). Uso de videojuegos y su relación con las conductas sedentarias en una población escolar y universitaria. Journal for Educators, Teachers and Trainers, 6(1), 40-51. https://bit.ly/3gRD3wA
Cobos, J.A. (2011). El juego motor en la escuela. Revista Digital de Innovación y Experiencias, (40), 1-8. https://cutt.ly/FGkllly
Contreras, R. y Galindo, J.C. (2009). El juego motor. Revista digital de Innovación y experiencias educativas, (24). https://cutt.ly/iGklj1L
Decreto 105/2014, de 9 de septiembre de 2014, por el que se establece el currículo de la educación primaria en la Comunidad Autónoma de Galicia. DOG, 171, de 9 de septiembre de 2014.
Domínguez, J.A. (2017). El juego motor en Educación Física (primaria): aspectos científicos, didácticos y fundamento normativo. Revista Digital Efdeportes.com, (234), 1-1. https://cutt.ly/WGklhbl
Franco, E. (2010). El trabajo de las capacidades físicas básicas en Educación Primaria, teniendo en cuenta su evolución y los factores que inciden en su desarrollo. Revista Digital Efdeportes.com, (143), 1-1. https://cutt.ly/aGklgue
García, A. (2017). Apuntes acerca de la interdisciplinariedad y la multidisciplinariedad. EduSol, 17(61). https://cutt.ly/pGkldK3
García, J. (2019). Capítulo 6. Educar la Salud: las capacidades físicas básicas y hábitos de higiene postural en la educación física. En Rivilla, I. (Coord.). Didáctica de la Educación Física en Educación Infantil y Primaria (pp. 171-220). UNIR Editorial.
Gómez, M.A. (1997). Intento de análisis de los factores que intervienen en el rendimiento deportivo. Síntesis.
González, M., Torres, J. y Rivera, E. (1996). Fundamentos de Educación Física. Consideraciones Didácticas. Imprenta Rosillo´s.
Gonzalo. R. (2006). Transversalidad e interdisciplinariedad en el ámbito de la Educación Física. Revista Digital Efdeportes.com, (92), 1-1. https://cutt.ly/9Gkla3Q
Jiménez, M. (2019). Capítulo 3: Fundamentos del juego motor como instrumento educativo. En Rivilla, I. (Coord.). Didáctica de la Educación Física en Educación Infantil y Primaria (pp. 79-111). UNIR Editorial.
Kenney, W. L., Wilmore, J. H. y D. Costill (2015). Physiology of sport and exercise. Human Kinetics.
Muñoz, D. (2009). Capacidades físicas básicas. Evolución, factores y desarrollo. Sesión práctica. Revista Digital Efdeportes.com, (131), 1-1. https://cutt.ly/kGklpaT
Organización Mundial de la Salud. (2010). Recomendaciones mundiales sobre actividad física para la salud. Ediciones de la Organización Mundial de la Salud. https://cutt.ly/DGkliuP
Ortega, A. (2016). Entrenamiento en niños, verdades y mentiras. AOH Empresarial.
Real Decreto 126/2014, de 1 de marzo, por el que se establece el currículo básico de la Educación Primaria. Boletín Oficial del Estado,52, de 1 de marzo de 2014.
Ruiz, M. (2018). Propuesta didáctica de las CFB a través del juego para la mejora de la salud y el desarrollo cognitivo de alumnos de 6º de Primaria. [Trabajo Fin de Grado, Universidad de Cantabria]. UCrea. https://cutt.ly/gGklthx
Seirul-lo, P. (1979). Desarrollo de las cualidades físicas básicas. Técnica atlética. https://cutt.ly/3Gklw9R
Solé. J. (2016). Teoría del entrenamiento deportivo. Sicropat Sport.
Tous, J. (2000). Nuevas tendencias en Fuerza y Musculación. Hispano Europea Editorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aceitação da obra implica a cedência do autor à Revista Prácticum, em exclusividade, dos direitos de reprodução, distribuição e venda da sua obra em todo o mundo, tanto em formato digital como em papel, CD- ROM, entre outros.
Os autores cederão igualmente à Revista Prácticum os direitos de difusão e comunicação pública na internet e nas redes informáticas, bases de dados, e qualquer outro portal ou dispositivo eletrónico para consultas online dos seus conteúdos e extratos, de acordo com as condições do portal, dos repositórios ou das bases de dados em que se encontre a obra.
A Revista Prácticum concede aos autores a publicação e difusão dos seus artigos e obras nas suas páginas pessoais na internet, equipas de investigação, repositórios institucionais e bases de dados científicas, sempre de acordo com o estipulado na Licença Creative commons 3.0