A criação expressiva do corpo por meio da música no ensino médio obrigatório
Español
DOI:
https://doi.org/10.24310/JPEHMjpehmjpehm.v5i115832Palavras-chave:
criatividade, expressão, experiencial, aprendizagem abrangenteResumo
Na intervenção didática que se apresenta, desenvolve-se a criação corporal expressiva nos alunos do segundo ano do Ensino Secundário Obrigatório, que parte da procura de recursos corporais musicais e expressivos, onde convergem a audição e a expressão corporal, para além do conhecimento da linguagem musical como um processo de aprendizagem. É desenvolvido com uma amostra de 90 alunos do mesmo centro educacional. O objetivo da experiência educativa foi promover capacidades, habilidades, atitudes e aptidões criativas através da expressão corporal. Realiza-se através de uma metodologia ativa e cooperativa, em três turmas, onde se utilizam agrupamentos flexíveis que favorecem o enriquecimento entre os alunos. A ferramenta de avaliação tem sido uma rubrica. Ao longo da intervenção didática são recolhidos dados de cada turma na fase vivencial, fase de aprofundamento e na fase de expressão criativa. Nas conclusões obtidas, pode-se deduzir que a criação de expressão corporal através da música se apresenta atualmente como necessária para promover o desenvolvimento criativo, por meio de intervenções didáticas em que se estimula uma aprendizagem experiencial, integral e de qualidade.
Downloads
Métricas
Referências
Bernal, J. (2009). Música y creatividad. Creatividad y música. Revista Creatividad y Sociedad, 13, 1-8. http://creatividadysociedad.com/wp-admin/Art%C3%ADculos/13/Creatividad%20y%20Sociedad.%20Creatividad%20y%20Educacion%20Musical.pdf?_t=1576011905
García Acevedo, M. (1964). Didáctica musical. Ricordi Americana.
Gil Frías, P.B. (2009). Estimular la creatividad en la clase de música. Pautas de interacción docente. Revista Creatividad y Sociedad, 13, 52-79. http://creatividadysociedad.com/wp-admin/Art%C3%ADculos/13/Creatividad%20y%20Sociedad.%20Que%20es%20y%20que%20entendemos%20por%20aprernder%20musica.pdf?_t=1576011934
Giráldez, A. (2007). La composición en el aula de música. En Aróstegui, J.L. et al. La creatividad en la clase de música: componer y tocar. Revista Claves para la innovación educativa, 40, 27-33. Editorial Graó.
Hernández, E.M. (1998). Creatividad y autores creativos. En Marín Ibáñez, R; López-Barajas Zayas, E. y Martín González, M.T. (coords.). Creatividad polivalente. Actas y Congresos. 209-212.
Jiménez Vicioso, J.R. (2006). Proyecto curricular investigando nuestro mundo (6-12). Un aula para la investigación. Díada.
Jimeno García, Mª. (2000). La música: del arte a la educación. Música y educación, 41,15-28. Musicalis.
Johnson, D. W., Johnson, R. T., y Holubec, E. J. (2014). Los nuevos círculos de aprendizaje: La cooperación en el aula y la escuela. Aique, S.A.
Kanellopoulos, P.A. (2012). Envisioning Autonomy through Improvising and Composing: Castoriadis visiting creative music education practice. Educational Philosophy and Theory, 44 (2), 151-182. https://www.academia.edu/es/5329251/Kanellopoulos_P_%CE%91_2012_Envisioning_Autonomy_through_Improvising_and_Composing_Castoriadis_visiting_creative_music_education_practice_Educational_Philosophy_and_Theory_44_2_151_182
Langeveld, J. (2002). Escuchar y mirar. Teoría de la música. Ediciones Akal.
Logan, L. M. y Logan, V. G. (1980). Estrategias para una enseñanza creativa. Oikos-tau.
López, G. y Acuña, S. (2018). Aprendizaje cooperativo en el aula. Inventio, la génesis de la cultura universitaria en Morelos, 7 (14), 29-38.
Lara Aparicio, M., Mayorga Vega, D. y López Fernández, I. (2019). Expresión corporal: Revisión bibliográfica sobre las características y orientaciones metodológicas en contextos educativos. Acciónmotriz, 22, 23-34.
LOGSE (1990). Ley Orgánica 1/1990, de 3 de octubre, de Ordenación General del Sistema Educativo. https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1990-24172
LOMCE (2013). Ley Orgánica 8/2013, de 9 de diciembre, para la mejora de la calidad educativa. https://www.boe.es/buscar/pdf/2013/BOE-A-2013-12886-consolidado.pdf
LOMLOE (2022). Real Decreto 217/2022, de 29 de marzo, por el que se establece la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Secundaria Obligatoria. https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2022-4975
Lowenfeld, V. y Lambert Britten, W. (1984). Desarrollo de la capacidad creadora. Editorial Kapelusz.
Marín Ibáñez, R (1998). Creatividad: Perspectiva y Prospectiva. En Marín Ibáñez, R; López-Barajas Zayas, E. y Martín González, M.T. (coords.). Creatividad polivalente. Actas y Congresos, 21-28. Universidad Nacional de Educación a Distancia.
Miñan D, Espinoza E. (2020). La pedagogía musical como estrategia metodológica de motivación inicial. Scielo, 12(5), 12.
Moreno Oliver, F. X. (2004). Batería para el diagnóstico auditivo en la escuela. Universitat Autònoma de Barcelona.
Orellana Santos, J.A. (2000). Actividades coreográficas en la enseñanza primaria y secundaria: una propuesta práctica. Educación física y salud. Actas del Segundo Congreso Internacional de la Educación Física, 651, 664.
Rusinek, G. (2004). Aprendizaje musical significativo. Revista electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, 1 (5). Madrid: Universidad Complutense de Madrid. http://www.ucm.es/info/reciem/
Sanjosé Huguet, V. (1994). Hacia una didáctica de la educación musical científicamente fundamentada. Música y educación, 18, 17-34. Musicalis.
Sanjosé Huguet, V. (1997). Didáctica de la expresión musical para maestros. Piles.
Segura, M. y Ramos, M.G. (1998). Las estrategias metodológicas creativas, una necesidad en el proceso enseñanza-aprendizaje del área de lengua. En Marín Ibáñez, R; López-Barajas Zayas, E. y Martín González, M.T. (coords.). Creatividad polivalente. Actas y Congresos (213-220). Universidad Nacional de Educación a Distancia.
Weisberg, R.W. (1989). Creatividad. El genio y otros mitos. Labor.
Willems, E. (2011). Las bases psicológicas de la educación musical. Paidós.
Zaragozá, J. L. (2009). Didáctica de la música en la educación secundaria. Revista Eufonía, 265. Editorial Graó.
Waisburd, G. y Erdmenger, E. (2007). El poder de la música en el aprendizaje. Cómo lograr un aprendizaje acelerado y creativo. Editorial Mad.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).