AUTONOMIA PESSOAL E ESTADO PSICOMOTOR EM ALUNOS DE 3 A 4 ANOS

Autores

  • Paula Recio Paneque Espanha
  • José Luís Aguilar Reguero

DOI:

https://doi.org/10.24310/JPEHMjpehm.v1i1.5495

Palavras-chave:

desenvolvimento adaptativo, habilidades motoras, habilidades

Resumo

No período da Educação Infantil (0-6 anos) é importante que as crianças adquiram as competências necessárias que lhes permitam realizar tarefas básicas como comer, vestir-se, limpar-se ou qualquer outra que garanta uma integração normalizada na sua vida escolar, familiar e ambiente social. O presente estudo analisa diferentes habilidades relacionadas ao desenvolvimento motor e sua relação com a autonomia pessoal, em escolares de 3 a 4 anos, em dois contextos distintos, a sala de aula e a casa da família, utilizando como instrumentos de avaliação uma planilha, observação direta e um pesquisa para parentes. Os resultados obtidos na bateria de habilidades avaliadas mostraram que há alunos entre 3 e 4 anos com deficiências em sua autonomia pessoal, abaixo do nível esperado, principalmente em tarefas relacionadas à alimentação e à execução de gestos simples (vestir, despir, etc.). .). , aperte um botão) sem precisar de supervisão de um adulto. Os resultados indicam que seria importante incluir no trabalho psicomotor na educação infantil, as competências e habilidades voltadas para a valorização da autonomia pessoal das crianças dessas idades.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
3,140
Feb 13 '19Feb 16 '19Feb 19 '19Feb 22 '19Feb 25 '19Feb 28 '19Mar 01 '19Mar 04 '19Mar 07 '19Mar 10 '19Mar 13 '193.0
| |

Referências

Adolph, K. E., Tamis-LeMonda, C. S., Ishak, S., Karasik, L. B. y Lobo, S. A. (2008). Locomotor experience and use of social information are posture specific. Developmental Psychology, 44 (6), 1705-1714.

Arce, R. y Rivera, J. (1988). Estandarización de una Batería de Escalas de Clasificación de Patrones Básicos Locomotores y Manipulativos para Niños Costarricenses de Edad Preescolar. Universidad de Costa Rica. Tesis de grado.

Campo, L. (2010). Importancia del desarrollo motor en relación con los procesos evolutivos del lenguaje y la cognición en niños de 3 a 7 años de la ciudad de Barranquilla. Salud Uninorte, 26 (1), 65-76.

Cecchini J.A., Fernández, J.L., Pallasá, M. y Cecchini, C. (2012). El proceso de transferencia en el aprendizaje y desarrollo motor. Psicothema, 24 (2), 205-210.

Comellas, M. (2000). Los hábitos de autonomía. Procesos de adquisición. España: Ediciones CEAC.

Despins, J. (2001). La música y el cerebro. Barcelona: Gedisa.

Deval, J. (2006). El desarrollo humano. (7ª Ed). Madrid: siglo XXI editores.

Duek, C. (2010). Infancia, desarrollo y conocimiento: los niños y niñas y su socialización. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 8 (2), 799-808

Fernández de Juan, T. (2008). Educación, música y lateralidad: algunos estudios psicológicos y tratamientos. Enseñanza e Investigación en Psicología, 13 (1), 107-125.

Freedman, A. (1982). Tratado de psiquiatría. La Habana: Editorial Científico Técnica.

Hernández, A. (2006). El subsistema cognitivo en la etapa preescolar. Aquichan, 6 (1), 68-77.

Michell, J. (1997). Quantitative science and the definition of measurement in psychology. British Journal of Psychology, 88, 355-383.

Monge Alvarado, M.A. y Meneses, M. (2002). Instrumentos de evaluación de desarrollo Motor. Revista de Educación, 26 (1), 155-168.

Monsalvo, E. y Guaraná, R. (2008). El valor de la responsabilidad en los niños de educación infantil y su implicación en el desarrollo del comportamiento prosocial. Revista Iberoamericana de Educación, 47 (2).

Morón, C. (2010). La autonomía personal infantil: hábitos higiénicos, alimenticios y de actividad y descanso. Temas Para La educación. Revista Digital para Profesionales de la Enseñanza, 10 Sept.

Newborng, J., Stock, J. y Wnek, L. (1998). Inventario de Desarrollo Battelle. España: Editores TEA

Snow, C. y Mcgana, C. (2003). Infant Development. (3 Ed). New Jersey: Prentice Hall.

Soler, K. M., Rivera, I. R., Figueroa, M., Sánchez, L. y Sánchez, M.C. (2007). Relación entre las características del ambiente psicosocial en el hogar y el desarrollo psicomotor en el niño menor de 36 meses de edad. Boletín Médico Hospital Infantil México, 64, 273 -287.

Zelazo, P. R. (1983). The development of walking: New findings and old assumptions. Journal of Motor Behavior, 15 (2), 99-137.

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Recio Paneque, P., & Aguilar Reguero, J. L. (2019). AUTONOMIA PESSOAL E ESTADO PSICOMOTOR EM ALUNOS DE 3 A 4 ANOS. Journal of Physical Education and Human Movement, 1(1), 4–15. https://doi.org/10.24310/JPEHMjpehm.v1i1.5495

Edição

Seção

Artículos